Fale ConoscoFale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap
Meningite meningococicaHomecadaletracontaduvidas-sobre-meningite-meningococica Ficou com alguma dúvida?1. Existe uma época certa para vacinar contra as meningites meningocócicas?

Infelizmente, casos de meningite bacteriana são registrados no Brasil durante o ano todo. Por isso, as vacinas são recomendadas nos calendários de rotina do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

2. As vacinas contra a meningite meningocócica podem ser aplicadas ao mesmo tempo que outras vacinas?

Sim, as vacinas meningocócicas podem ser aplicadas ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário vacinal. Consulte seu médico, para saber mais.

3. Crianças com febre podem ser vacinadas?

Caso a criança apresente febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra melhora.

4. São necessários cuidados, antes da vacinação?

Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação. O uso de remédio para febre antes da vacinação é discutível pois alguns estudos mostram que pode haver interferência na resposta da vacina. Se tiver dúvidas, converse com seu médico.

5. Quais os grupos mais comuns de meningite meningocócica no brasil?

Cinco grupos da bactéria  meningococo são responsáveis pela maioria dos casos no mundo. São eles: A, B, C, W e Y. Em 2010, a Doença Meningocócica do grupo C correspondia a 80% dos casos no Brasil. Nesse ano, foi introduzida a vacina contra esse sorogrupo no Programa Nacional de Imunizações, sendo oferecida gratuitamente.

Desde então, o número de casos totais de meningite diminuiu em 70% e os níveis do grupo C caíram para 59%, em sua maioria, ocorridos em pessoas acima dos 5 anos.

No entanto, vacinar contra somente um sorogrupo da doença não é suficiente, já que o grupo B começou a prevalecer entre crianças na primeira infância, e foi responsável por 30% dos casos em crianças até 5 anos, no Brasil, em 2019.

A região Sul do Brasil tem registrado um aumento nos casos do sorogrupo W, sendo que em 2018 ele foi responsável por 39% dos casos, para todas as idades, em Santa Catarina.

Fontes:

Voltar à Página Principal

PP-NIM-BRA-0605

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.