Infelizmente, casos de meningite bacteriana são registrados no Brasil durante o ano todo. Por isso, as vacinas são recomendadas nos calendários de rotina do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Sim, as vacinas meningocócicas podem ser aplicadas ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário vacinal. Consulte seu médico, para saber mais.
Caso a criança apresente febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra melhora.
Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação. O uso de remédio para febre antes da vacinação é discutível pois alguns estudos mostram que pode haver interferência na resposta da vacina. Se tiver dúvidas, converse com seu médico.
Cinco grupos da bactéria meningococo são responsáveis pela maioria dos casos no mundo. São eles: A, B, C, W e Y. Em 2010, a Doença Meningocócica do grupo C correspondia a 80% dos casos no Brasil. Nesse ano, foi introduzida a vacina contra esse sorogrupo no Programa Nacional de Imunizações, sendo oferecida gratuitamente.
Desde então, o número de casos totais de meningite diminuiu em 70% e os níveis do grupo C caíram para 59%, em sua maioria, ocorridos em pessoas acima dos 5 anos.
No entanto, vacinar contra somente um sorogrupo da doença não é suficiente, já que o grupo B começou a prevalecer entre crianças na primeira infância, e foi responsável por 30% dos casos em crianças até 5 anos, no Brasil, em 2019.
A região Sul do Brasil tem registrado um aumento nos casos do sorogrupo W, sendo que em 2018 ele foi responsável por 39% dos casos, para todas as idades, em Santa Catarina.
Fontes:
Família SBIm: Doença Meningocócica (https://familia.sbim.org.br/vacinas/perguntas-e-respostas/meningite) - Acessado em março 2022
Família SBIm: Perguntas e respostas - Meningite (https://familia.sbim.org.br/doencas/doenca-meningococica-dm) - Acessado em março 2022
Família SBIm: Vacina Meningocócica ACWY (https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-meningococica-conjugada-acwy) - Acessado em março 2022
Sinan/SVS/DEVIT/CGDT; (http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/meninbr.def) - Acessado em março 2022
Das RR, Panigrahi I, Naik SS. The effect of prophylactic antipyretic administration on post‐vaccination adverse reactions and antibody response in children: A systematic review. PloS One 2014;9(9):e106629.
PP-NIM-BRA-0605