Artrite reumatoide e a prática esportiva
A prática de atividades físicas traz diversos benefícios para seus praticantes. Mas será que também é indicada para pacientes com artrite reumatoide?
A dor, rigidez, fadiga e o medo de ter uma piora no quadro podem fazer com que o paciente evite o exercício.
Porém, um programa de atividades personalizada, de acordo com a realidade do paciente, é extremamente importante para controlar os sintomas da doença e garantir uma melhor qualidade de vida.
Pacientes diagnosticados com artrite reumatoide podem praticar exercícios, com segurança, podendo alcançar uma melhor condição aeróbica, aumento da força muscular, da resistência e flexibilidade, facilitando tarefas do dia a dia, como caminhar, se abaixar, cuidar dos afazeres domésticos.
Selecionamos, abaixo, uma lista de exercícios que podem trazer diversos benefícios aos pacientes com artrite reumatoide. Mas lembre-se de conversar com o seu médico, antes de iniciar a prática de qualquer atividade física.
Há três grupos de exercícios que podem ajudar o paciente com artrite reumatoide, reduzindo a incapacidade e a dor relacionada à doença.
São exercícios suaves, podendo ser praticados diariamente, promovendo uma melhora na qualidade muscular, aumento da flexibilidade e, se efetuado corretamente, reduz as lesões causadas pelo esforço do dia a dia.
O condicionamento muscular é composto por exercícios mais vigorosos que o alongamento, que, normalmente, são realizados em dias alternados. São indicados para o aumento da quantidade e qualidade de massa magra e músculos, trabalhando com cargas e resistências crescentes. Exige controle de um educador físico, para acompanhamento, além da recomendação médica.
São as atividades que usam os músculos de modo rítmico e repetitivo, melhorando a função cardíaca, pulmonar e muscular. O condicionamento aeróbico também auxilia no controle do peso, humor e saúde de forma geral. Exercícios básicos de condicionamento são: caminhada, dança, natação e hidroginástica. Sempre atividades de baixo impacto.
Importante: lembre-se que é fundamental conversar com o seu médico antes de iniciar qualquer prática esportiva. Ele irá indicar o exercício ideal para a sua condição, aumentando os benefícios e reduzindo os riscos de complicação.
Referências
Exercícios e reumatismo. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Disponível em https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/exercicios-e-reumatismo/. Consultado em 13/06/2021.
Voltar à Página Principal
PP-UNP-BRA-2100