Conhecendo a artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, caracterizada principalmente, pela inflamação das articulações. A doença ocorre quando o sistema imune do corpo ataca seus próprios tecidos, afetando o revestimento das articulações e causando inchaços doloridos. A inflamação contínua pode evoluir para deformidades que limitam o paciente prejudicando a prática de atividades cotidianas. Em casos graves, a artrite reumatoide pode atacar os órgãos internos e atingir o coração, pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos.
Apesar de ser uma condição que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo, ainda é pouco conhecida. Pesquisas indicam que apenas 47% das pessoas que sentem os sintomas de artrite reumatoide buscam orientação médica. Dentre esses, apenas 4% procuram um reumatologista, médico responsável pelos cuidados da doença.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, é um mau funcionamento do sistema imune. Uma condição que leva o corpo a atacar tecidos por engano. O sistema imunológico, que deveria defender o corpo, ataca tecidos saudáveis. Sua causa ainda é desconhecida, mas sabemos que costuma acometer mais as mulheres (duas vezes mais) do que os homens.
Normalmente, inicia-se entre os 30 e 40 anos de idade e sabemos também que ter um membro da família com artrite reumatoide aumenta as chances de desenvolver a doença.
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para o controle da doença. O médico reumatologista é o especialista responsável por tratar e cuidar de pacientes com artrite reumatoide.
O tratamento é dividido em:
Medicamentoso: uso de medicamentos para aliviar a dor, controlar os sintomas e evitar a progressão da doença;
Não medicamentoso: baseado em uma alimentação saudável, fisioterapia e orientação para prática de atividade física e acompanhamento psicológico.
O diagnóstico precoce e o início do tratamento são de extrema importância para o controle da artrite reumatoide. O tratamento e acompanhamento médico têm o objetivo de controlar os sintomas, dor, inflamação e, com isso, proporcionar mais qualidade de vida para que o paciente leve uma vida mais ativa.
Referências
Artrite reumatoide: apenas 47% dos pacientes procuram ajuda médica. Agência Brasil. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-10/artrite-reumatoide-apenas-47-dos-pacientes-procuram-ajuda-medica. Consultado em 10/06/2021.
Artrite Reumatoide. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Disponível em https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-reumatoide/. Consultado em 30/05/2021.
Voltar à Página Principal
PP-UNP-BRA-2089