Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
Gripe e Dengue - Fake News, Não!  HomeNotíciasFake news, não!Gripe e dengue - fake news, não! Gripe 
  • Gripe e resfriado são a mesma coisa?

A gripe e o resfriado são doenças infecciosas bastante confundidas pela população, mesmo tendo patologias diferentes.

A gripe é uma doença aguda das vias respiratórias, causada pelo vírus Influenza, sendo mais frequente em períodos frios; já o resfriado, na maioria das vezes, é causado por outros agentes, como o Rinovírus, por exemplo

As diferenças entre eles estão ligadas aos sintomas de cada um e ao nível de agressividade. O resfriado começa lentamente, por meio de sintomas como dores pelo corpo e coriza, que duram, em média de 2 a 4 dias. Já gripe vem de uma vez, pois de uma hora para outra surge um mal estar, e começa-se à sentir dor de garganta, cefaleia, coriza, tosse seca e febre.

Por conta disso, a gripe pode afetar de modo mais agressivo pessoas do grupo de risco como idosos, crianças pequenas, obesos, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz e pessoas com doenças crônicas ou que tomam remédios para baixar a imunidade.

  • A exposição ao frio aumenta a chance de ficar gripado?

O frio não é exatamente o responsável por você ficar gripado. A gripe, bem como o resfriado, é causada por uma infecção viral, que aparece com mais frequência nos períodos frios do ano, como o outono e o inverno. Isso quer dizer que o frio é apenas um facilitador do contágio, uma vez que as pessoas tendem a se aglomerar em ambientes fechados, e facilitar assim a propagação do vírus. 

Existem também outros fatores importantes que provocam a disseminação dos vírus, como por exemplo, a forma como o seu sistema imunológico responde ao inalar esse ar frio. 

  • Existem cuidados para diminuir a chance de ficar gripado?

Há uma série de cuidados fáceis de serem tomados e que ajudarão a evitar o contágio pelos vírus da gripe, tais como: 

  • Tomar a vacina contra a gripe.

  • Lavar as mãos com frequência;

  • Evitar tocar o rosto;

  • Manter-se hidratado;

  • Ter uma dieta balanceada e que forneça vitaminas e nutrientes importantes para aumentar a imunidade;

  • Estar fisicamente ativo, mesmo durante o inverno;

  • Limpar as superfícies de contato em sua casa constantemente;

  • Usar roupas condizentes com a temperatura;

  • Deixar a casa ventilada;

  • Evitar o choque térmico.

Dengue
  • Posso contrair dengue mais de uma vez?

A dengue é uma doença viral transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Existem 4 tipos diferentes de sorotipos da dengue e uma pessoa pode ser infectada pelos quatro, já que a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente apenas para ele e não para os demais. Isto significa, que a pessoa pode ter dengue por mais três vezes e as infecções subsequentes podem ser mais graves que as anteriores. 

É importante ressaltar que a vacina só pode ser aplicada naqueles que já tiveram a doença alguma vez na vida. Para os que nunca foram infectados, há outras formas de prevenção

Evitar que o inseto se reproduza é a melhor maneira de combatê-lo, por isso deve-se evitar deixar água parada, principalmente em áreas onde há maior incidência da doença, pois como o mosquito é capaz de colocar seus ovos em mínimas quantidades de água, até tampinhas de garrafas podem ser um criadouro. Além disso, também é importante prevenir o contato com o mosquito adulto, o que pode ser feito por meio do uso de repelente de insetos, de telas mosquiteira, dos inseticidas e de roupas longas.

Referências
A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.