Fale ConoscoFale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap
HomeNotíciasReleasesCuidados com as doenças respiratórias devem ser mantidos durante a pandemia de covid-19Cuidados com as doenças respiratórias devem ser mantidos durante a pandemia de covid-19

População deve permanecer alerta para importância da prevenção de doenças respiratórias evitáveis por meio da vacinação, como a gripe, a pneumonia e a meningite

23/04/2020

A disseminação da covid-19 no Brasil fez o sistema de saúde enfrentar uma demanda excepcional de atendimentos relacionados a doenças respiratórias. Além da assistência aos pacientes portadores do novo coronavírus, os hospitais também enfrentam o tradicional pico de internações por infecções que atingem o trato respiratório e o cérebro. Dados do Boletim Epidemiológico Diário divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 15 de abril, 6.334 pessoas estavam hospitalizadas com diagnóstico de Sars-Cov-2, 805 por influenza (A e B) e 900 por outros vírus respiratórios1.

Para proteger a população contra a influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, o Ministério da Saúde (MS) antecipou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe2, realizada historicamente em abril, para o dia 23 de março, com a imunização de indivíduos cima de 60 anos e trabalhadores de saúde. Em 16 de abril, começou a segunda etapa da campanha, com a imunização de pacientes crônicos, entre eles, pessoas que vivem com HIV, pacientes oncológicos e transplantados, chamados de imunossuprimidos. Outros públicos beneficiados neste momento são caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, portuários, detentos, funcionários do sistema prisional e povos indígenas.

A antecipação da vacinação contra gripe reduz o volume da doença na população e possibilita que, no caso de uma enfermidade, a hipótese de influenza seja descartada com facilidade, já que os principais sintomas do coronavírus são semelhantes aos da influenza, como febre, cansaço e tosse seca3. Na pandemia de influenza em 2009 1 a cada 4 pacientes hospitalizados por influenza evoluíram para pneumonia pneumocócica, doença também prevenivel através de vacinas.

Importância da vacinação

Sempre que são registrados surtos de alguma doença infectocontagiosa, a necessidade de manter a imunização da população volta a chamar a atenção de todos. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos, agentes de defesa que atuam contra os microorganismos que provocam esse tipo de enfermidade. Como ainda não há vacina ou tratamento específico para o coronavírus, a população deve permanecer alerta para importância da prevenção de outras doenças respiratórias evitáveis por meio da vacinação, como a pneumonia, a gripe, a meningite e a septicemia.

De acordo com as indicações do Ministério da Saúde, a vacinação previne o adoecimento e as complicações devido a outras doenças, assim como colabora para reduzir a circulação de infecções no meio ambiente. Apesar da disseminação de diversas fake news sobre o assunto, as vacinas de gripe e pneumonia apresentam uma grande margem de segurança, porque são desenvolvidas a partir de vírus e bactérias inativados (mortos) ou atenuados (enfraquecidos). Antes de chegarem aos postos de saúde e aos serviços privados de imunização, passam por um rigoroso processo de análise por agências regulatórias de todo o mundo, que atestam sua eficácia e segurança.

Prevenção para grupos de risco

Várias condições clínicas e procedimentos médicos podem tornar um organismo mais suscetível a infecções, como enfrentar um câncer, viver com HIV ou passar por um transplante. Em pacientes com HIV, por exemplo, o risco de contrair pneumonia é de 50 a 100 vezes maior na comparação com pessoas sem essa condição4. Pacientes oncológicos representam outro grupo suscetível à pneumonia, uma vez que o sistema imune pode ser enfraquecido pelo próprio câncer e pelos tratamentos que afetam as células de defesa. Também devem receber atenção especial indivíduos que utilizam imunossupressores, como as medicações usadas para evitar a rejeição em transplantados ou mesmo os pacientes submetidos a transplante de medula, o que pode prejudicar as memórias imunológicas adquiridas ao longo da vida.

Esses pacientes que possuem o sistema imunológico comprometido têm necessidades específicas de imunização, e devem redobrar a atenção com relação à atualização da carteira de vacinação. Para eles, há um calendário de vacinação específico, com imunizações especiais que são disponibilizadas gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), uma rede que já existe há 27 anos5. 

Uma das novidades mais recentes no âmbito do CRIE é a ampliação das possibilidades de prevenção contra as doenças pneumocócicas (pneumonia, meningite e sespe). É possível conferir os endereços das unidades dos CRIEs no portal do Ministério da Saúde. Caso não tenha um CRIE na cidade, o paciente pode procurar um posto de saúde próximo ou a secretaria de vigilância epidemiológica municipal.

Referências

1. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico Diário. Brasília, 15 de abril de 2020. Acesso em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/15/15.04.2020-COVID.pdf

2. Ministério da Saúde. Informe Técnico. 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Acesso em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/marco/30/GRIPE-Informe-Tecnico-Influenza--final-2.pdf

3. OPAS Brasil. Folha informativa - Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 31 mar 2020.

4. PELTON SI e al. Rates of pneumonia among children and adults with chronic medical conditions in Germany. BMC Infect Dis. 2015;15(1):470. 

5. NOBREGA, Laura Andrade Lagôa; NOVAES, Hillegonda Maria Dutilh; SARTORI, Ana Marli Christovam. Avaliação da implantação dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais. Revista de Saúde Pública, 2016. Acesso em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v50/pt_0034-8910-rsp-S1518-87872016050006183.pdf

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.