Fale ConoscoFale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap
Home
NotíciasReleasesQue História é essa, Porchat? lança mesacast com episódios dedicados ao combate à desinformação
“Que História É Essa, Porchat?” lança mesacast especial com episódios dedicados ao combate à desinformação sobre saúde

Realizado em parceria com a Pfizer Brasil, o spin-off do programa do GNT traz histórias cotidianas relacionadas à falta de informação sobre temas como vacinação, câncer, doenças de pele e respiratórias.

05/01/2024

Em novo formato de mesacast nas plataformas online, o programa "Que História É Essa, Porchat?" estreia com um especial sobre fake news em saúde. Ao todo, são quatro episódios com oito convidados, incluindo a participação de médicos especialistas, para conversas descontraídas que abordam assuntos sérios e atuais como os perigos da desinformação, de achismos e crendices populares relacionados a questões importantes como câncer, vacinação e doenças respiratórias e de pele. Realizado pela Pfizer Brasil, todos os episódios já estão disponíveis na GloboPlay; inclusive para não assinantes; no canal de YouTube de GNT e nos principais tocadores de podcast.

Assim como no programa da TV, o spin-off parte de uma conversa bem-humorada dos convidados com o apresentador Fabio Porchat. No papo eles contam como foram impactados por fake news que os levaram a autodiagnósticos desastrosos, a supostas ‘curas’ milagrosas sem nenhuma comprovação cientifica e a medos infundados. Por isso, todos os episódios contam com profissionais de saúde especializados nos temas abordados para ajudar a desmistificar essas informações falsas e trazer o ponto de vista da ciência e da medicina.

“Estabelecer parcerias com programas de alcance significativo, como é o caso desse projeto, permite que transmitamos mensagens claras, embasadas na ciência e expressas em uma linguagem acessível ao público em geral. Em um mundo onde a informação é poder e considerando o atual cenário de desinformação, acreditamos que nossa colaboração pode fazer a diferença, promovendo uma compreensão mais ampla e precisa da saúde para todos”, comenta Adriana Ribeiro, diretora médica da Pfizer Brasil. 

CONFIRA A LISTA DE EPISÓDIOS:
Sinopse Geral
O programa "Que História É Essa, Porchat?" ganha uma versão especial no formato mesacast, para falar das fake news relacionadas à saúde. Em 4 episódios, 8 convidados, 2 por episódio, compartilham suas histórias sobre boatos, invencionices, palpites, o medo irracional de contrair uma doença, ou a crença num diagnóstico falso feito através de pesquisas na internet. A cada episódio, um médico desvenda as fake news que atrapalham os cuidados com a nossa saúde.

EP 1 - Fake news sobre câncer (assista aqui)
Com Leonardo, Viviane e Dra. Clarissa Baldotto.
Leonardo acreditava que micro-ondas causa câncer, já Viviane, sofreu precocemente com um diagnóstico de câncer do filho, feito por ela mesma via pesquisa na internet. Neste episódio, a oncologista doutora Clarissa Baldotto ajuda a explicar os achismos sobre práticas que causam câncer e fala sobre os cuidados que temos que ter ao buscar diagnóstico na internet, acreditar em todo vídeo ou texto que chegam através de grupos de mensagem e redes sociais.

EP 2 - Fake news sobre doenças imunopreveníveis (assista aqui)
Com Lidiane, Cibele e Dr. Alberto Chebabo.
Lidiane recebeu a recomendação de usar alho para evitar tétano e Cibele, que trabalhava na vacinação contra a Covid-19, conviveu com o medo das pessoas relacionado a vacinação causar mutações. O infectologista Alberto Chebabo fala sobre o risco dessas recomendações populares e desmistifica os boatos infundados sobre a vacinação contra a Covid-19.

EP 3 - Fake news sobre doenças de pele (assista aqui)
Com Giovanni, Maria Alice e Dra. Aline Bressan.
Giovanni tem um diagnóstico de vitiligo e recebe constantemente conselhos diversos nas ruas para tratar o seu quadro; Maria Alice, a avó do Porchat, acreditou que a lama do Mar Morto pudesse curar uma micose no seu dedão. A doutora Aline Bressan, especialista em dermatologia, elucida as principais crenças infundadas sobre os quadros que afetam a nossa pele.

EP 4 - Fake news sobre quadros respiratórios (assista aqui)
Com Miriam, Marcus e Dr. Mauro Gomes.
Miriam foi voluntária durante o desenvolvimento clínico de uma vacina contra a Covid-19 e sofreu com os numerosos boatos e fake news que recebeu por mensagem de pessoas próximas. Marcus tinha asma e, para curar esse quadro, ganhou uma tartaruga de presente. O pneumologista doutor Mauro Gomes analisa essas e outras fake news sobre quadros respiratórios.
 

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.