Fale ConoscoFale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap
Home
NotíciasReleasesPfizer e Flamengo juntos pela vacinação
Pfizer lança campanha de Carnaval para conscientizar sobre a importância de atualizar a carteira vacinal contra a Covid-19 antes de curtir a folia

Ação #SeVaiAglomerarBoraVacinar conta com música temática, peças online e offline, além de um time de influenciadores para amplificar a mensagem

01/02/2024

O carnaval está chegando e, com ele, blocos, festas, viagens e momentos em família. Pensando nisso, a Pfizer Brasil lançou a campanha “Se Vai Aglomerar, Bora Vacinar”, a fim de alertar a sociedade sobre a necessidade de manter a vacinação em dia contra a Covid-19 para curtir a folia protegido e diminuir o risco de transmissão e casos graves da doença  . Para isso, a ação utiliza ferramentas como música inédita em quatro ritmos diferentes; mídia online; time de influenciadores; peças offline através de outdoor social em comunidades de diversas regiões do país e um site da campanha com informações sobre a doença e mecanismos que permitem achar um posto mais próximo e saber se a pessoa faz parte do grupo de risco.

Se Vai Aglomerar, Bora Vacinar” apresenta uma música inédita temática em quatro ritmos tradicionais da festa popular, sendo elas, Samba, Marchinha, Frevo e Axé, que podem ser conferidas no Spotify e no YouTube (links abaixo). A letra da música reforça a mensagem de vacinar antes de aglomerar, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a vacinação em dia, principalmente em períodos como o Carnaval, em que, diante das aglomerações, a circulação do coronavírus e os riscos de contaminação aumentam 1.

Ainda no campo online, um time de influenciadores com nomes ligados fortemente ao carnaval ajudará a potencializar o impacto da mensagem com seus seguidores. Já no site da campanha os foliões podem buscar onde está o posto de saúde mais próximo, além do acesso a informações sobre a Covid-19 e um teste rápido para saber se a pessoa é do grupo de risco para a doença.

No âmbito offline, a mensagem será apresentada por meio de outdoor social em comunidades nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste, onde as coberturas vacinais estão baixas, podendo ser vistas por moradores das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Manaus, Belém, Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Rio Branco e Santarém.  

“Conferir a carteirinha para ficar em dia com a vacinação para Covid-19 tem que ser visto pela população como uma preparação para o carnaval tão importante quanto cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos, montar a agenda da folia e organizar as fantasias da festa. E para estar protegido durante o carnaval é importante se programar para atualizar a vacinação com antecedência, pois o organismo precisa desenvolver a proteção contra o vírus  ”, afirma Adriana Ribeiro, diretora médica da Pfizer Brasil. “No entanto, vale reforçar que a vacinação é um importante instrumento de prevenção contra o vírus para todas as idades, durante todo o ano, não apenas nessa época”, completa. 

Cobertura vacinal em baixa

Atualmente, a cobertura vacinal contra Covid-19 no Brasil está longe do ideal de 95%   . Somente 51% dos grupos elegíveis possuem pelo menos 3 doses da vacina, e apenas 19,30% receberam a vacina bivalente, a mais atualizada disponível pelo SUS, segundo dados do Ministério da Saúde  . Nesse contexto é importante ressaltar que atualmente o Ministério da Saúde recomenda uma dose adicional para a população acima de 60 anos de idade que tenha recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. Quando falamos de público infantil os números são ainda mais preocupantes, as faixas de 6 meses a 2 anos e de 3 a 11 anos de idade que receberam 3 doses representam apenas 5,94% e 11%, respectivamente 4. .

“Apesar de estar disponível para grupos específicos no PNI, toda a população acima dos 6 meses de idade que está com o esquema vacinal incompleto ainda tem a chance de receber a vacina contra Covid-19 gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS)  ”, afirma Adriana Ribeiro.
 

Para conferir a música, acesse:

Ritmo Frevo - Youtube

Ritmo Marchinha - Youtube

Ritmo Axé - Youtube

Ritmo Samba - Youtube 

Spotify

Referências  

1Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Folha informativa sobre COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em 11/01/2024.
2 Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Perguntas frequentes: vacinas contra a COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/vacinas-contra-covid-19/perguntas-frequentes-vacinas-contra-covid-19. Acesso em 30/01/2024
3 Fiocruz. Cobertura vacinal no Brasil está em índices alarmantes. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/cobertura-vacinal-no-brasil-esta-em-indices-alarmantes. Acesso em 11/01/2024.
4 Ministério da Saúde. Cobertura vacinal COVID-19. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_COBERTURA_COVID_OCORRENCIA/SEIDIGI_DEMAS_COBERTURA_COVID_OCORRENCIA.html. Acesso em: 30/01/2024
5 Ministério da Saúde. Nota Técnica nº 83/2023-CGVDI/DPNI/SVSA/MS. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/coronavirus/notas-tecnicas/2023/nota-tecnica-no-83-2023-cgvdi-dpni-svsa-ms/view. Acesso em 30/01/2024.
6 Ministério da Saúde. Nova estratégia de vacinação contra Covid-19 começa a valer em 1º de janeiro. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/nova-estrategia-de-vacinacao-contra-covid-19-comeca-a-valer-em-1o-de-janeiro. Acesso em 30/01/2024.

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.