Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notícias10 mitos e verdades sobre a doença celíaca10 mitos e verdades sobre a doença celíaca

22/07/2019 

Em pessoas com doença celíaca, cortar o glúten da dieta não é uma simples escolha, mas uma real necessidade. Em celíacos, a ingestão dessa proteína – encontrada em grãos como trigo, centeios e cevada – danifica o revestimento do intestino delgado e pode interferir na absorção dos nutrientes. Embora exista uma variedade cada vez maior de produtos com o rótulo “sem glúten” nas prateleiras dos supermercados, ainda há muita desinformação a respeito da doença. Por isso, é importante conhecer alguns mitos e verdades sobre a doença celíaca.

1. Doença celíaca é uma alergia alimentar

MITO. Essa confusão existe porque tanto a doença celíaca quanto as alergias alimentares são uma reação do sistema imunológico a um determinado alimento. Entretanto, existem diferenças importantes entre elas. Por exemplo, a reação alérgica começa segundos ou minutos após o consumo do alimento, podendo causar falta de ar e outros sintomas súbitos potencialmente graves ou mesmo fatais. A doença celíaca pode ser mais lenta e silenciosa, com sintomas indo de leves a intensos se manifestando por um longo período.

2. Sensibilidade ao glúten é a mesma coisa que doença celíaca

MITO. Pessoas com sensibilidade ao glúten têm sintomas semelhantes ao de doença celíaca, mas uma investigação médica pode mostrar resultados diferentes nos exames. Na sensibilidade ao glúten, o corpo reage mal à proteína, mas o intestino não sofre danos.

3. A doença celíaca pode surgir na idade adulta

VERDADE. É possível desenvolver doença celíaca em qualquer idade, inclusive na terceira idade. Embora surja com mais frequência em bebês de até um ano de idade, logo que o glúten é introduzido na dieta, muitas vezes os primeiros sintomas se manifestam somente na vida adulta.

4. A doença celíaca causa apenas sintomas digestivos

MITO. Embora os sintomas clássicos da doença celíaca sejam os gastrointestinais – como dor abdominal, constipação, gases, náusea, perda de peso e diarreia – mais da metade dos celíacos têm sinais e sintomas que não estão relacionados ao sistema digestivo, tais como:

  • Anemia;

  • Dermatite herpetiforme (lesões bolhosas na pele);

  • Lesões na boca;

  • Cansaço;

  • Formigamento nas mãos e pés;

  • Alterações de humor;

  • Dor nas articulações;

  • Menstruação irregular;

  • Problemas de crescimento em crianças.

5. Ter sintomas é suficiente para o diagnóstico da doença celíaca

MITO. Os sintomas da doença celíaca são muito variados e podem estar relacionados a vários outros problemas de saúde. Se você acha que tem a doença, consulte um médico antes de eliminar o glúten da dieta.

6. Quem tem familiares celíacos está em maior risco

VERDADE. A doença celíaca é genética e costuma afetar várias pessoas da mesma família. Se você tem parentes de primeiro ou segundo grau com a condição, pergunte ao seu médico se você precisa fazer exames para investigá-la. Além do histórico familiar, existem outros fatores que aumentam as chances de ter doença, incluindo:

  • Diabetes tipo 1;

  • Síndrome de Down;

  • Doenças da tireoide.

7. Apesar dos sintomas desagradáveis, a doença celíaca não é grave

MITO. Se não for tratada, a doença celíaca pode levar a complicações bastante sérias, incluindo:

  • Cânceres intestinais;

  • Desnutrição;

  • Infertilidade e aborto espontâneo;

  • Osteoporose;

  • Problemas neurológicos, como epilepsia.

8. A doença celíaca pode ser curada

MITO. Por ser uma condição autoimune, ela pode ser apenas controlada. Pessoas diagnosticadas com doença celíaca precisam evitar completa e permanentemente a ingestão de glúten. Mesmo que a doença esteja controlada, se a proteína for introduzida novamente à dieta o intestino voltará a sofrer danos.

9. Celíacos podem ingerir glúten em pequena quantidade

MITO. Mesmo quantidades mínimas de glúten podem ser prejudiciais para quem tem doença celíaca. E é preciso muito cuidado, porque evitar o glúten significa mais do que abrir mão de pães, bolos, massas e pizzas. Ele também se esconde em muitos outros produtos, incluindo molhos de salada. Por isso, é importante a orientação médica e nutricional. O profissional pode ajudar a identificar quais alimentos não contêm glúten e a planejar uma alimentação saudável e equilibrada sem a proteína.

10. Celíacos devem evitar cosméticos que contenham glúten

MITO E VERDADE. O glúten presente nos produtos de higiene e beleza não é uma ameaça para celíacos, a menos que seja ingerido acidentalmente. Isso é mais fácil de acontecer com produtos próximos da boca, tais como batom, protetor labial, pasta de dente e enxaguante bucal. Embora valha a pena procurar produtos sem glúten, nesses casos você não precisa se preocupar com maquiagens, xampus, hidratantes, etc. Mas lembre-se de lavar bem as mãos depois de aplicá-los para evitar qualquer ingestão não intencional.

Referências 

PP-PFE-BRA-1623

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.