Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasConheça 7 bons alimentos para artrite reumatoideConheça 7 bons alimentos para artrite reumatoide

13/06/2019

A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica que atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil e pode levar à incapacitação. Além do tratamento médico, a alimentação também é importante para manter os sinais e sintomas da AR sob controle. Continue a leitura para saber quais são os bons alimentos para artrite reumatoide.

Uma boa alimentação pode diminuir as dores da artrite reumatoide
  1. Frutas vermelhas - a cor vibrante dessas frutas é dada pela antocianina, uma substância que é fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns exemplos são cereja, morango, romã e goiaba.

  2. Abacate - é rico em luteína, substância que combate a ação de radicais livres. Em excesso, eles podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como a artrite reumatoide. Além disso, a vitamina E, um micronutriente que tem efeito anti-inflamatório, também está presente no alimento.

  3. Verduras verde escuro - brócolis, espinafre, couve e acelga são fontes de antioxidantes, como a vitaminas A, C e K. Por serem ricas em cálcio, agem também na proteção dos ossos.

  4. Azeite de oliva - rico em gorduras monoinsaturadas, contém compostos ativos que estão associados à redução dos danos articulares causados pela artrite reumatoide.

  5. Oleaginosas - como possuem gorduras de boa qualidade, elas auxiliam na proteção das juntas. Uma a duas colheres de sopa por dia é o suficiente. Alguns exemplos de oleaginosas: amêndoas, nozes, pistache, linhaça e chia.

  6. Cebola, alho e pimenta - a quercetina, antioxidante que age no alívio das inflamações é encontrada no alho e na cebola. Já as pimentas, são ótimas fontes de vitamina C.

  7. Peixes - o Ômega-3 age nas células que regulam o sistema imunológico e possuem forte ação anti-inflamatória. As melhores fontes da substância são os peixes de águas frias, como atum, sardinha, cavalinha, truta e anchova.

Piores alimentos para artrite reumatoide

Se existem bons alimentos para artrite reumatoide, também existem os que podem prejudicar, pois são capazes de piorar a inflamação causada pela doença. Veja quais são os alimentos que você deve evitar:

  • Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR.

  • Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

  • Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

Referências

PP-PFE-BRA-1908

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.