Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasAndrologista, o especialista na saúde do homemAndrologista, o especialista na saúde do homem

19/05/2019

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

Assim como os andrologistas, os urologistas também podem diagnosticar e tratar condições relacionadas com a próstata e com o sistema reprodutivo masculino, mas também cuidam de problemas do sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.

Muitos homens ainda têm resistência a ir ao médico, ainda mais quando o assunto é a sua sexualidade. Mas é importante saber que vários desses problemas são bastante comuns e podem ser abordados sem hesitação. Você pode procurar um andrologista de forma preventiva ou para ajudar com uma variedade de situações, incluindo:

  • Infertilidade - esse é um problema comum. Algumas pessoas pensam que é uma condição exclusiva das mulheres. Mas, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 7,5% de todos os homens sexualmente ativos com menos de 45 anos relataram já terem procurado um médico para o problema. Dos homens que procuraram ajuda, 18% foram diagnosticados com um problema de fertilidade, incluindo problemas no esperma ou sêmen (14%) e varicocele (6%).

  • Disfunções sexuais masculinas - entre as disfunções comuns que o andrologista pode tratar estão a falta de libido, a ejaculação precoce e a ejaculação retardada.

  • Doenças da próstata - mais comum em homens mais velhos, a doença pode dificultar o ato de urinar. Existem tratamentos disponíveis, sob a forma de medicamentos ou cirurgia.

  • Deficiência androgênica - os andrógenos são os hormônios masculinos, incluindo a testosterona, que dão aos homens atributos tipicamente masculinos. Quando os andrógenos estão baixos, a saúde geral pode ser afetada. Uma vez que o diagnóstico é feito, o tratamento pode trazer melhora na qualidade de vida.

Referências

PP-PFE-BRA-1907

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.