Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasApoio psicossocial é fundamental no câncer de mama metastáticoApoio psicossocial é fundamental no câncer de mama metastático

31/03/2020

Quando o câncer de mama entra em metástase, significa que a paciente apresenta células tumorais em outras regiões do corpo além dos seios, exigindo maior dedicação ao tratamento. Por isso que é importante a ação de uma rede de apoio às pessoas que recebem o diagnóstico de metástase. O apoio psicossocial deve contar com a ajuda de familiares e amigos, da equipe médica e de psicólogos que atuem para a melhora da qualidade de vida de pacientes. Continue a leitura para entender o tipo de apoio que é necessário.

Como as pessoas próximas podem apoiar no câncer de mama metastático?

O apoio de pessoas próximas é fundamental para que a paciente se sinta amparada para enfrentar essa nova fase da doença. Mais do que nunca, ela precisa ter o pé no chão para fazer as escolhas certas no enfrentamento do câncer de mama metastático. Confira formas simples e efetivas de apoiá-la:
Ajude nas tarefas diárias - mostre apoio assumindo tarefas diárias que pertenciam à paciente.

  • Ajude nas mudanças da rotina - é preciso que o dia a dia seja adaptado às novas necessidades da mulher com metástase;

  • Proporcione bons momentos - promova e valorize os momentos de convívio com as pessoas queridas da paciente.

  • Tenha compreensão e paciência - o apoio incondicional faz toda diferença, é importante que as pessoas que convivem com a paciente tenham compreensão e paciência.

Importância de grupos de apoio no câncer de mama metastático

Além do suporte da família e das pessoas próximas, os grupos de apoio podem dar uma ajuda valiosa. Eles são responsáveis por unir toda a base psicossocial necessária que vai auxiliar nos próximos passos do diagnóstico. Saiba como esses grupos podem ajudar:

Novas experiências - além de serem recebidas por profissionais, as mulheres contam com o apoio de outras pacientes que já estiveram ou estão na mesma situação. Isto ajuda a diminuir a sensação de solidão e incompreensão.

Mudança de atitude - incentivar a paciente na mudança para um novo estilo de vida é outra função importante dentro dos grupos de apoio. Mudar a forma com que a mulher encara o câncer de mama metastático é essencial na busca por uma melhor qualidade de vida.

Troca de informações - dentro dos grupos, as informações e experiências são compartilhadas o tempo todo, o que ajuda a paciente a conviver com a doença e no tratamento necessário para que ela tenha a melhor qualidade de vida possível.

Referências 

PP-PFE-BRA-2518

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.