Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notícias
Baixa estatura: como identificar e tratar?
Baixa estatura: como identificar e tratar?

19/06/2019

Você acha que o crescimento do seu filho não está normal? O endocrinologista pediátrico pode identificar se ele tem alguma deficiência no crescimento e, assim, escolher o tratamento mais adequado. Mas, antes de procurar o médico, é importante saber quais são os sinais que podem indicar que o seu filho tem mesmo problemas de crescimento.

A média de crescimento das crianças no primeiro ano de vida é de 25cm, já no segundo é de 12cm. No terceiro ano, a média cai para 7 ou 8cm e, a partir dos quatro, a média é de 5 a 7cm. Antes de entrar na puberdade, o crescimento desacelera. Mas, durante essa época, pode chegar a ser de 10 a 12 cm por ano. Depois, volta a diminuir, até terminar. Geralmente, uma pessoa para de crescer entre os 15 e 20 anos.

Até os primeiros dois anos, a nutrição é o fator mais importante para o crescimento. Depois dessa idade, fatores genéticos (como a altura dos pais) e o hormônio do crescimento (GH) passam a determinar a altura. Mas não só eles: alimentação, atividade física, doenças, uso de medicamentos e fatores psicológicos também influenciam.

Uma forma fácil de identificar se seu filho tem problemas de crescimento, é observar se as roupas ou sapatos dele demoram a ficar apertados, ou se ele tem estatura mais baixa que os colegas da escola. Além disso, durante as consultas com o pediatra, o médico deve medir e pesar a criança. Esses dados devem ser registrados em uma curva de crescimento. Se os índices da criança estiverem abaixo da curva familiar, deverá ser avaliado por especialista. 

Esse especialista vai pedir exames de sangue e radiológicos. Os resultados vão indicar as causas da deficiência de crescimento. Para a maioria das deficiências, existe um tratamento específico, entre eles, a reposição do GH. Mas isso só será definido pelo endocrinologista.

Quanto mais cedo o problema da baixa estatura for descoberto e tratado, mais fácil evitar doenças relacionadas.

Referências

PP-PFE-BRA-3275

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.