Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasComo apoiar pessoas com os distúrbios mentaisComo apoiar pessoas com os distúrbios mentais

22/01/2020

Em média, os primeiros sintomas dos distúrbios mentais começam a aparecer por volta dos 24 anos, afetando uma a cada cinco pessoas dessa idade. As informações erradas sobre esses problemas tornam ainda mais difícil o acesso aos tratamentos. Além do conhecimento e ajuda médica, a pessoa também precisará do apoio familiar para lidar com os distúrbios mentais. 

Os sinais de que a pessoa tem algum transtorno mental

A pessoa que está lidando com os sintomas dos transtornos mentais pode ter algumas mudanças no comportamento por conta da dificuldade que está passando. Entre alguns dos sinais estão: 

Abuso de substâncias - tanto o álcool como outras drogas podem ser usadas em excesso como uma forma de a pessoa tentar impedir alguns dos sintomas ligados aos distúrbios mentais. 

Mudança nos hábitos de sono e alimentação - dormir por muitas horas seguidas ou ficar muito tempo acordado também pode demonstrar que a pessoa está passando por um momento difícil com a saúde mental. Além disso, é possível que os hábitos alimentares dela mudem, comendo em excesso ou até mesmo evitando comer. 

Mudança repentina de humor - alguns dos transtornos mentais têm como sintoma principal as alterações de humor. A pessoa pode se irritar com coisas que antes não a afetavam ou até mesmo ficar triste e apática sem nenhum motivo aparente. 

Quais distúrbios mentais podem causar essas mudanças? 

Entre os distúrbios mentais mais associados a essa mudança de comportamento estão:

  • Depressão; 

  • Transtorno de ansiedade; 

  • Transtorno bipolar; 

  • Distúrbio do pânico; 

  • Esquizofrenia; 

  • Transtorno Obsessivo Compulsivo; 

  • Transtorno de déficit de atenção; 

  • Hiperatividade. 

Como ajudar alguém que possui transtornos mentais? 

É possível ajudar um familiar ou alguém próximo que esteja passando por algum distúrbio mental. Entre algumas formas de apoio que você pode oferecer estão: 

Incentive que a pessoa busque ajuda médica - os transtornos mentais podem e devem ser tratados como outros problemas de saúde. Por isso, é essencial que a pessoa busque ajuda de um médico para saber qual é o tratamento recomendado. Converse sobre a possibilidade de uma consulta com um psicólogo e/ou psiquiatra. Em alguns casos, clínicos gerais também podem fazer recomendações para que a pessoa busque ajuda especializada para a saúde mental. 

Ouça o que a pessoa tem a dizer - algumas vezes, os sintomas dos transtornos mentais farão que quem está passando por essa situação evite contar o que está sentindo. Por isso, incentive que a pessoa compartilhe os pensamentos e situações que a fazem se sentir angustiada ou até mesmo que podem levar a ter alguns sintomas. 

Cuidado com algumas palavras - ao conversar com quem tenha algum distúrbio mental, é preciso evitar dizer algumas coisas que a farão se sentir pior ou até mesmo sentir culpa por terem o problema. Entre algumas dessas frases estão:

  • “Isso é passageiro”; 

  • “É só coisa da sua cabeça”; 

  • “Você não tem motivos para se sentir assim”; 

  • “Eu também já fiquei triste assim”; 

  • “Você está querendo chamar a atenção”. 

Referências 

PP-PFE-BRA-2368

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.