Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasConheça 5 fake news sobre saúde e saiba como evitar de compartilhar informações erradasConheça 5 fake news sobre saúde e saiba como evitar de compartilhar informações erradas 

22/01/2020

Fake news sobre saúde são notícias que espalham informações falsas ou erradas sobre doenças, prevenção ou tratamento, o que pode causar riscos sérios para seu bem-estar. Veja quais são algumas dessas notícias e formas de checar se as informações são verdadeiras.

Fake news 1 – vacina causa autismo 

Esse é um boato antigo, que surgiu em 1998, porém, muitos estudos já o desmentiram ao longo desses anos. Em uma pesquisa recente, com mais de 650 mil crianças, comprovou que a vacina não causa autismo. A vacinação é uma das melhores formas de estar protegido contra diferentes vírus e bactérias, além de manter a sociedade segura, impedindo que doenças se espalhem e causem uma epidemia. 

Fake news 2 – desodorante pode causar câncer de mama 

Essa notícia começou a se espalhar a partir da associação de que uma grande parte dos canceres de mama ocorrem próximos a axila, onde é usado o desodorante. Apesar do produto poder causar alergias e infecções nessa região do corpo, estudos já comprovaram que os desodorantes e antitranspirantes não tem nenhuma relação com o aumento das chances de ter câncer de mama. 

Fake news 3 – usar o celular pode causar câncer 

Existem diferentes versões dessa fake news sobre saúde, seja que a radiação da bateria pode causar câncer no cérebro ou que utilizar o aparelho no escuro aumenta as chances de câncer nos olhos. Porém, nenhum estudo mostrou que exista uma relação entre os celulares e o aumento das chances de a pessoa desenvolver qualquer tipo de câncer. O que se sabe é que a luz emitida pelas telas dos aparelhos pode causar dores de cabeça, a sensação de olhos cansados e dores no globo ocular. 

Fake news 4 – usar o micro-ondas pode afetar a saúde

Muita gente tem micro-ondas em casa e pode já ter ouvido falar que a radiação usada para aquecer os alimentos afeta a saúde, mas isso não é verdade. O aparelho emite raios chamados de “radiação não ionizante” que têm a possibilidade de serem cancerígenos, porém, a estrutura dos micro-ondas é pensada para que isso não passe nem para os alimentos e muito menos para quem está próximo. 

Fake news 5 – alimentos que curam o câncer 

Nenhum estudo até o momento conseguiu encontrar algum tipo de alimento que realmente ajude na cura do câncer. Porém, é possível prevenir a doença. Pesquisas mostram que uma alimentação balanceada, em conjunto com outros hábitos saudáveis, ajuda a evitar uma série de problemas de saúde, até mesmo o câncer. 

Como checar se a notícia é verdadeira ou falsa? 

Ao receber uma notícia por aplicativo de mensagem ou em uma rede social, você pode fazer uma verificação para saber se é uma fake news sobre saúde. As duas principais formas de fazer isso são: 

Referências 

PP-PFE-BRA-2371

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.