Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasCovid 19 - quarentena: 8 maneiras de manter o home office saudávelCovid 19 - quarentena: 8 maneiras de manter o home office saudável

04/05/2020

Durante o período de quarentena, o regime home office se tornou a opção mais segura para que grande parte das empresas continue em funcionamento enquanto evita-se a propagação do coronavírus. Com pouco tempo de adaptação, muitos trabalhadores que adotaram o trabalho remoto ainda estão aprendendo a lidar com a nova maneira de executar suas tarefas. 

Junto à sua praticidade, o home office traz também desafios. Neste momento, é preciso organizar seu espaço e rotina em casa para encontrar um equilíbrio: nem o trabalho e nem a vida pessoal devem ser prejudicados.

Como manter a produtividade no trabalho remoto1. Mantenha sua rotina ao acordar

Levante-se, tome café da manhã e se troque como se fosse trabalhar fora de casa. Manter os hábitos ao acordar diminui o choque de quebra na rotina e auxilia a separar o momento de descanso do trabalho.

2. Organize seu espaço e feche a porta

Ter um cômodo para se dedicar exclusivamente ao trabalho permite que você não faça de toda sua casa um escritório. Mantenha seu espaço limpo, organize seu material e use mesa e cadeira confortáveis. Tente manter a porta fechada para que as outras pessoas na casa respeitem seu horário de trabalho.

3. Evite distrações

Não ligue a televisão, caso ela possa tirar sua atenção de suas funções. Evite checar mensagens desnecessárias no celular. Combine com seu companheiro (a) e divida o cuidado com os filhos, se tiverem. Assim, você pode se concentrar e finalizar suas tarefas no tempo necessário, sem prolongar o expediente.

4. Liste suas tarefas diárias

Organize suas prioridades para saber em que focar no dia de trabalho. Ao final do expediente, planeje os serviços que irá realizar no próximo dia.

5. Estabeleça horários

Respeite o início e fim do seu expediente e faça sua pausa para o almoço. Criar estes limites de horário possibilita que você diferencie seus momentos de lazer e profissionais.

6. Faça videoconferências

Combine chamadas de vídeo para realizar reuniões importantes. Além de facilitar a conversa com a equipe, é uma oportunidade de encontrar seus colegas de trabalho e interagir de maneira mais próxima. 

7. Comunique-se com eficiência

Evite que seu telefone fique tocando o dia inteiro com ligações e mensagens de trabalho, interrompendo sua concentração nas tarefas. Procure utilizar ferramentas online que agilizam a comunicação entre toda a equipe, como o Slack. 

8. Mantenha um cômodo para relaxar.

Separe um lugar em sua casa para descansar, sem pensar em estresses do trabalho. Utilizar uma iluminação suave, músicas que te agradam, um local confortável para sentar e aromas calmantes pode ajudar a criar um ambiente de tranquilidade.

Referências 

PP-PFE-BRA-2591

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.