Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasGuardar medicamentos exige cuidadosGuardar medicamentos exige cuidados

17/06/2019

Medicamentos são produtos usados para tratar, prevenir e curar doenças ou aliviar seus sintomas. Para conseguir o efeito desejado, eles devem ser armazenados e transportados da forma correta e usados com orientação médica e farmacêutica.

Como armazenar corretamente os medicamentos

A exposição excessiva ao calor ou umidade pode alterar as estruturas físicas-químicas do medicamento e assim, comprometer sua eficácia e segurança. Por isso, esses produtos sempre devem ser mantidos em locais frescos, secos e protegidos da luz. Manter o medicamento em sua embalagem original também é uma forma boa de conservá-lo.

Medicamentos disponíveis em soluções orais e suspensão oral exigem cuidados especiais. Fique atento às instruções de armazenamento nas embalagens ou na bula. E lembre-se sempre de manter os medicamentos fora do alcance das crianças, em gavetas ou armários trancados, ou mesmo em prateleiras mais altas.

Como transportar medicamentos

Para conservar medicamentos durante viagens, é importante mantê-los em suas embalagens originais. Caso você precise levar medicamentos de forma líquida, embale o frasco em sacos plásticos.

Para medicamentos que devem ser mantidos em temperaturas baixas, o transporte deve ser feito em uma bolsa térmica com gelo ou bolsas de gel congeladas, de forma a manter a temperatura ideal para a manutenção do produto. Você pode medir a temperatura com a ajuda de um termômetro digital para se certificar.

Caso tenha que tomar medicamentos diariamente, é importante conferir se está levando uma quantidade suficiente para o tempo de duração da viagem. E caso o local de destino tenha mudanças no fuso horário, é preciso ajustar o horário da medicação conforme a orientação médica.

Medicamentos vencidos: um risco à saúde

Os riscos do consumo de medicamentos fora da validade incluem menor eficiência, uma vez que o princípio ativo pode perder seu efeito depois da data indicada, e a alteração de propriedades químicas e físicas, o que pode fazer com que as substâncias que o compõe se tornem tóxicas e/ou causem efeitos colaterais diferentes dos previstos.

Referências

PP-PFE-BRA-1907

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.