Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notícias
O que é medicina de precisão?
O que é medicina de precisão?

08/09/2022

A medicina de precisão é uma vertente da medicina que visa melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças, com foco no indivíduo. Para isso, alia dados tradicionalmente usados para diagnóstico e tratamento, como sinais, sintomas, histórico familiar e exames complementares, ao perfil genético de cada pessoa.  Com o avanço da ciência e da tecnologia, a medicina de precisão pode alcançar novos patamares, ajudar a salvar vidas e otimizar os cuidados com a saúde. Continue a leitura para saber mais. 

O que, exatamente, a medicina de precisão faz diferente do que já conhecemos?

A medicina de precisão é uma abordagem que considera características individuais, como variabilidade genética, ambiente e estilo de vida, para o tratamento e a prevenção de doenças. Câncer, doenças neurodegenerativas e condições genéticas raras estão entre seus principais alvos.

Nos últimos anos, os dados gerados a partir da utilização de registros eletrônicos de saúde, testes genéticos, análise de big data e supercomputação trouxeram avanços a essa área, permitindo previsões mais assertivas em relação à eficácia de estratégias de tratamento e prevenção de determinada doença para grupos específicos de pessoas.

A medicina de precisão não faz estratégias de tratamento e de prevenção de doenças para uma média de pessoas, que só levam em consideração fatores “mais básicos” como idade, sexo, disponibilidade de recursos e presença de doenças pré-existentes para diferenciar os indivíduos. 

A principal diferença da medicina de precisão está no grau de dependência de dados, principalmente de informações genéticas, que são, relativamente, uma novidade no kit de ferramentas do médico, mas tem perspectivas de grandes avanços nos próximos anos. 

Quais benefícios a medicina de precisão pode proporcionar?

Muitas vezes, pessoas que compartilham a mesma doença apresentam respostas diferentes a um mesmo tratamento médico. A farmacogenética -  área que estuda como os genes interferem na resposta a determinados medicamentos - é uma das bases da medicina de precisão. Esse conhecimento permite identificar quais pacientes têm mais chances de se beneficiar de um medicamento específico ou de ter efeitos colaterais mais sérios.

Além de ajudar os médicos a selecionar a conduta de tratamento mais efetiva e segura de acordo com as características específicas de cada paciente, a medicina de precisão também é uma ferramenta de prevenção. Por meio de análises genéticas, é possível identificar a suscetibilidade de uma pessoa a certas doenças, mesmo antes que delas se manifestem clinicamente, possibilitando o rastreamento precoce e a prevenção. 

Veja outros benefícios que a medicina de precisão pode oferecer:

  • Mais assertividade no diagnóstico e na conduta médica de doenças já bem estudadas;

  • Uso mais amplo de informações genéticas e outras informações moleculares dos pacientes como parte dos cuidados médicos de rotina;

  • Melhor entendimento dos mecanismos pelos quais várias doenças ocorrem;

  • A detecção de determinadas variantes genéticas que podem indicar maior risco de evolução de uma doença, alertando a equipe para a necessidade de acompanhamento médico mais frequente.

A medicina de precisão também tem o potencial de trazer melhorias na produção de dados médicos e pesquisas científicas, como:

  • Mais proteção para os participantes de estudos, principalmente em relação à privacidade dos pacientes e o sigilo de seus dados;

  • Melhor integração de registros eletrônicos de saúde no atendimento ao paciente, o que permitirá que médicos e pesquisadores acessem dados médicos com mais facilidade.

  • Criação de novas ferramentas para construir, analisar e compartilhar grandes conjuntos de dados médicos;

  • Produtos mais seguros e eficazes a partir de uma supervisão melhor de testes, medicamentos e outras tecnologias;

  • Maior troca de informações entre cientistas de especialidades diferentes, assim como organizações em defesa do paciente, universidades, empresas farmacêuticas e outros;

  • Oportunidade para mais pessoas contribuírem para o avanço da pesquisa científica.

Qual é o papel dos testes genéticos na medicina de precisão?

Os testes genéticos são de suma importância para a medicina de precisão, pois podem prever quais doenças uma pessoa tem mais risco de desenvolver e quais tratamentos funcionam ou não para um paciente específico. Cada vez mais rápidos e baratos, oferecem aos pesquisadores a oportunidade de coletar volumes maiores de dados de grupos de pessoas mais diversos.

Ao cruzar dados genéticos com informações clínicas, farmacêuticas e socioeconômicas, pesquisadores podem verificar padrões na eficácia de tratamentos específicos e identificar as variações genéticas que podem estar correlacionadas com o sucesso ou falha. A partir de então, ensaios clínicos podem ser usados para testar e validar hipóteses. Se os resultados atenderem a rigorosos padrões científicos, podem originar futuras melhores práticas ou diretrizes clínicas para o tratamento de doenças específicas. 

Medicina de precisão e medicina personalizada são a mesma coisa?

Algumas organizações científicas recomendam que o termo “medicina de precisão” substitua o que antes era conhecido como “medicina personalizada”, embora muitas vezes sejam utilizados como sinônimos. Isso porque a palavra "personalizada" pode implicar tratamentos e medidas preventivas desenvolvidas exclusivamente para cada paciente, o que não procede. A abordagem classifica as pessoas em subpopulações que diferem em sua suscetibilidade a uma determinada doença ou em sua resposta a um tratamento específico.

Isso permite a elaboração de um plano de tratamento ou prevenção de uma determinada doença que pode envolver recomendações específicas sobre o uso de medicamentos, hábitos saudáveis para reduzir o risco de doenças ou realização de exames de rastreamento mais cedo do que o habitual.

Quais são os desafios da medicina de precisão?

Apesar do grande potencial que a medicina de precisão tem de melhorar a assertividade no tratamento e na prevenção de doenças, alguns desafios precisam ser superados para que sua expansão ocorra:

Acessibilidade - muitas das tecnologias necessárias para a medicina de precisão foram desenvolvidas há pouco tempo na Europa e ainda não estão acessíveis ao mundo inteiro.

Questões éticas, sociais e legais - a proteção e a privacidade dos participantes de estudos, assim como o sigilo de informações pessoais e de saúde, são indispensáveis. Além disso, devem passar por um processo rigoroso de consentimento para registrar ciência de todos os riscos e benefícios da pesquisa.

Custos - tecnologias para sequenciar grandes quantidades de DNA são caras e medicamentos desenvolvidos para tratar doenças a partir de variações moleculares ou genéticas provavelmente serão caros. É necessário mais investimento em pesquisas científicas, ferramentas tecnológicas e informatização de sistemas de saúde, para permitir a integração e o fácil acesso a dados de saúde de pacientes.

Conteúdos relacionadosReferências

PP-UNP-BRA-0464

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.