Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasQuando o pânico vira doençaQuando o pânico vira doença

06/02/2020

A síndrome do pânico já atinge cerca de seis milhões de pessoas só no Brasil. Ela é caracterizada por sentimentos de medo e a ansiedade extremos, acompanhados de taquicardia, mal-estar e outros problemas físicos, que aparecem sem um motivo aparente. Por ter sinais e sintomas parecidos com outras doenças, muitas vezes o transtorno do pânico só é diagnosticado após o paciente passar por consultas com diferentes especialistas e realizar vários exames. Saiba como a síndrome do pânico é diagnosticada e qual deve ser seu tratamento.

Sinais e sintomas da síndrome do pânico

Quem sofre da síndrome do pânico tem surtos repentinos, conhecidos também como crises de pânico, em qualquer hora e lugar. A pessoa pode sofrer vários ataques durante o dia ou alguns ao longo do ano, e apresenta, ao mesmo tempo, pelo menos quatro dos sintomas abaixo: 

  • Medo extremo de morrer ou enlouquecer; 

  • Ondas de calor ou frio; 

  • Formigamento ou dormência nos membros; 

  • Dor ou desconforto no peito; 

  • Náusea ou distúrbio gastrointestinal; 

  • Falta de ar; 

  • Vertigem; 

  • Sudoreses; 

  • Transtorno de personalidade; 

  • Taquicardia; 

  • Insônia ou sono excessivo. 

Quem pode desenvolver a síndrome do pânico?

O transtorno do pânico tem como causa o desequilíbrio químico dos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, respectivamente, substâncias do cérebro que influenciam no humor e excitação física. O distúrbio pode ser desencadeado por situações estressantes, traumas psicológicos, entre outros fatores, e também está relacionado às características da personalidade.  

Não há uma causa específica para a síndrome do pânico, mas há indícios que fatores genéticos têm influência. Cerca de 35% das pessoas que têm parentes de primeiro grau com síndrome do pânico desenvolvem a doença também. 70% dos casos começam a se manifestar entre 20 e 35 anos e 71% dos pacientes são mulheres.

Como tratar a síndrome do pânico

O tratamento da síndrome do pânico deve combinar sessões de psicoterapia e acompanhamento médico. O psiquiatra irá receitar medicamentos para equilibrar os neurotransmissores e a psicoterapia permite que a pessoa enfrente as dificuldades que limitam as atividades normais, causadas pelo transtorno. 

Referências 

PP-PFE-BRA-2390

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.