Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas NotíciasVacinas para adolescentes: você conhece todas elas?Vacinas para adolescentes: você conhece todas elas?

27/10/2022

A gente sabe que enquanto os filhos são crianças é mais fácil manter a vacinação em dia. Mas quando são adolescentes, a prevenção de qualquer doença é um desafio, não é mesmo? Apesar dos adolescentes se acharem invencíveis, eles continuam vulneráveis a doenças. A infância é apenas a primeira etapa, voltada para garantir a imunização contra uma série de doenças e até contribuir para a erradicação de outras tantas, mas é importante prosseguir com este cuidado na adolescência, considerada dos 10 aos 19 anos de idade.

Geralmente, é nessa faixa etária em que começam as viagens com os amigos, as festas com grandes quantidades de pessoas e a experimentação sexual. Por isso, o cuidado com a vacinação dos nossos adolescentes é uma medida de prevenção para protegê-los contra diversas doenças.

Quais são as vacinas necessárias?

Os calendários vacinais dos adolescentes são dinâmicos e sofrem mudanças com certa frequência. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) atualizam as recomendações anualmente, com o intuito de manter o adolescente protegido. No geral, existem vacinas que não mudam e que necessitam de doses de reforço durante a adolescência, como a vacina contra o tétano e a difteria, a vacina Dupla Bacteriana (dT).

Preparamos uma tabelinha com a relação de todas as vacinas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade Brasileira de Imunizações. Confira!

O esquema vacinal está incompleto. E agora?

Outra situação em que devemos ficar atentos à vacinação na adolescência, é para os que não possuem carteira de vacinação ou para quem não chegou a completar as vacinas recomendadas na infância. Caso os responsáveis tenham perdido a carteira de vacinação, o médico pode solicitar a aplicação de algumas vacinas ou reforçar outras que, supostamente, já foram aplicadas. Confira a recomendação da SBIm nestes casos:
 

Recomendadas para não vacinados ou incompletamente vacinados 

  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): Duas doses acima de 1 ano de idade, com intervalo mínimo de um mês entre elas

  • Varicela*: Duas doses

  • Hepatite A* e B: Menores de 16 anos: duas doses. A partir de 16 anos: três doses.

  • Febre amarela

  • Dengue*

*Vacinas disponíveis somente no sistema privado

Para conferir os detalhes de todas as vacinas necessárias para a garotada, basta clicar aqui.

Vacinas são seguras e eficazes

Para todas as vacinas na adolescência, existem questões importantes que devem ser observadas, tais como: contraindicações, possíveis efeitos adversos, além das recomendações específicas para determinados grupos. Por isso, é muito importante o acompanhamento e a orientação do médico do seu filho. 

É sempre importante reforçar: toda vacina licenciada passou antes por diversas fases de testes e estudos, por isso são seguras. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas pessoas podem ter efeitos colaterais muito leves depois de tomarem uma vacina, como dor no local da injeção e febre baixa. Mas lembre-se: o mais importante é manter os nossos adolescentes protegidos.

Referências

PP-NIM-BRA-0689

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.