A Pfizer completa 70 anos de Brasil e mantém seus esforços para levar cada vez mais longe os avanços que mudam as vidas das pessoas.
Um país com as dimensões e a pluralidade do Brasil exige esforços redobrados para que o conhecimento sobre saúde, cuidados e prevenção chegue a todos. Entender particularidades regionais, expandir projetos, ações e pesquisas para diversos municípios é parte importante desse processo.
Acompanhe algumas das ações da Pfizer no último ano que possibilitaram levar saúde e cuidado Brasil afora.
Desde 2012, a Pfizer apoia as ações da EDS. Formada por um grupo de médicos voluntários, os Expedicionários da Saúde levam medicina especializada, principalmente atendimento cirúrgico, a regiões isoladas e povoadas por grupos indígenas na Amazônia. O trabalho também envolve consultas nas especialidades de oftalmologia, clínica geral, pediatria, ginecologia, ortopedia e odontologia.
Os Círculos de Leitura são um Programa do Instituto Fernand Braudel que atua há 20 anos em escolas públicas nas regiões periféricas do Ceará e São Paulo.
Promovem o protagonismo juvenil, a capacidade de leitura e reflexão crítica, a escuta, a empatia, a colaboração e o discernimento ético entre estudantes, por meio da leitura e discussão de grandes clássicos da literatura.
O projeto foca em qualidade assistencial e qualidade de vida para diminuir as diferenças entre o atendimento na rede privada e pública. Promove treinamentos, abordando temas que impactam o paciente, agentes e pastorais, reduzindo sequelas e promovendo mais qualidade de vida para os pacientes, aquisição de instrumentais cirúrgicos e contratação de equipe multiprofissional para atender o projeto.
O projeto visa criar um espaço de participação e troca de experiências na área de Segurança Pública, liderado por adolescentes das comunidades beneficiadas.
O objetivo é fomentar a criação desses projetos liderados por adolescentes com foco na prevenção da violência e redução de homicídios, desenvolvidos e implementados em colaboração com organizações comunitárias, Governos Municipais e Estaduais. Para isso, são realizadas a mobilização e a capacitação de adolescentes que vivem em contextos vulneráveis, sobre temas relacionados à segurança pública e práticas baseadas em evidências para reduzir a violência.
A Pfizer Brasil e o Clube de Regatas do Flamengo uniram forças na luta em prol da vacinação durante final da Copa do Brasil 2022.
A braçadeira de capitão, que representa responsabilidade coletiva no futebol, teve o tradicional C de capitão substituído pelo símbolo do curativo de vacina, reforçando a importância de se manter o calendário vacinal em dia.
O público no Maracanã lotado, estimado em mais de 61000 pessoas, foi também impactado com informativos sobre a importância da vacinação na retomada da rotina e na volta do público aos estádios.
Em 2022, essa ação de grande sucesso em São Paulo foi levada também à Brasília, com o objetivo de conscientizar a respeito da Dermatite Atópica.
São ao todo 10 obras de símbolos universais de beleza que passaram por intervenção artística, simulando a presença de Dermatite Atópica. Na mostra, quatro artistas reproduzem as lesões de pessoas reais na pele de personagens de renome na arte clássica: ‘Monalisa’ e a ‘Dama com Arminho’, de Leonardo da Vinci; ‘Moça com o Brinco de Pérola’, de Johannes Vermeer; ‘O Nascimento de Vênus’, de Sandro Botticell; ‘Narcissus’, de Caravaggio; ‘Rosa e Azul’, de Pierre-Auguste Renoir; ‘A maja nua’, de Francisco de Goya; ‘A semente de Areoi’, de Gauguin; ‘Patroclus’, de Jacques-Louis David e ‘O Cavalheiro Sorridente’, de Frans Hals.
Para trazer avanços que mudem as vidas dos pacientes, é fundamental ter uma visão ampla da realidade das pessoas, seus anseios, necessidades e dificuldades.
A Pfizer busca essa compreensão por meio da realização de pesquisas e estudos em diferentes cidades do Brasil, com o objetivo de compreender o quanto os brasileiros conhecem sobre determinada doença, seus sintomas e tratamentos, e direcionar ações de contribuição para a sociedade.
Em 2022 foram realizados três importantes estudos:
Pesquisa câncer de mama – Aplicada nas cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Belém e Distrito Federal
Foram entrevistadas 1397 mulheres, buscando mensurar informações relacionadas ao conhecimento sobre prevenção e possíveis causas do câncer de mama.
Pesquisa Dermatite Atópica – Aplicada nas cidades: São Paulo, Brasília, Manaus, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre
Levantamento em seis diferente cidades para avaliar o que os brasileiros sabem sobre dermatite atópica, a capacidade de detecção dos sintomas e o cenário de preconceito em torno da doença.
Pesquisa vacinação – Aplicada nas cidades: Manaus, Belém; Brasília, Goiânia, Campo Grande; Salvador, Fortaleza; São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte; Curitiba, Porto Alegre
Investigação para compreender o impacto da pandemia e da vacinação contra COVID-19 na prevenção de outras doenças respiratórias em crianças, bem como conhecer a nova relação das famílias com a imunização de crianças e adolescentes.
Projeto realizado em parceria com o ITEVA (Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado), uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público, com matriz em Aquiraz, no Ceará, que atua nas temáticas de produção científica, difusão tecnológica, capacitação técnica e qualidade de vida.
O Programa Bem-estar+60 visa qualificar idosos acima de 60 anos, seus familiares e afins em cursos na área de Edificação e Processos Construtivos Sustentáveis (utilizando tijolo solo-cimento) e ao acesso às TICs -Tecnologias da Informação e Comunicação e suas variantes, contribuindo com os direitos de oportunidade de trabalho, profissionalização e garantia de atividade profissional que respeite condições físicas, intelectuais e psíquicas, propiciando a preservação da saúde física e mental, bem como o aperfeiçoamento moral, intelectual e social dos beneficiários.
PP-UNP-BRA-0994