A unidade fabril da Pfizer promove anualmente, desde 2001, o Programa Pfizer de Educação Ambiental. O programa beneficia escolas estaduais da rede pública da cidade de Itapevi, que ao longo de cada ano letivo se envolvem em uma série de trabalhos e ações com a participação de Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Educadores e Estudantes em prol da sensibilização e conscientização sobre a importância de adotar atitudes visando a preservação e conservação do meio ambiente. Todos os anos, um tema relacionado ao meio ambiente e sustentabilidade é trabalhado nas escolas da região, que acabam desenvolvendo uma visão sistêmica inter e transdisciplinar.
Os professores passam por diversos momentos e estratégias de capacitação no tema referente à edição do ano e, a partir de então, iniciam o trabalho com os educandos, que desenvolvem em sala de aula os conceitos que aprenderam, sempre procurando estimular o seu protagonismo no desenvolvimento do senso de corresponsabilidade a partir do seu cotidiano e da sua realidade. Cada classe trabalha livremente o tema, expressando todo o aprendizado por meio de trabalhos artísticos, como por exemplos, esculturas e cartazes, apresentações de teatro, dança, música, seminários, construção de maquetes, realização de entrevistas, pesquisas e elaboração de folders educativos que chegam até a comunidade, dentre outros.
Desde a sua criação, já foram desenvolvidos trabalhos relacionados aos temas de sustentabilidade, uso responsável de recursos hídricos, destino correto de resíduos sólidos, cuidado com as áreas verdes, alimentação saudável, cultura pela paz, bem-estar animal, entre outros.
Ao final de cada ano, as escolas apresentam o resultado final de seus trabalhos em um evento de encerramento na fábrica da Pfizer, em Itapevi.
O Programa já beneficiou mais de 115 mil crianças e jovens, mais de 2.800 educadores e, aproximadamente, de forma indireta, mais de 230.000 pessoas da comunidade, principalmente por meio da ação de multiplicação dos estudantes junto as suas famílias.