Toda realidade de sofrimento visível é formada por outras realidades de sofrimento invisíveis. Discriminação e indiferença podem ferir muito mais fundo e são mais difíceis de suportar do que a própria dor física. Estão nos olhares, nas conversas ao pé do ouvido, no distanciamento. Não os vemos, mas sentimos suas presenças nas ruas, empresas, escolas, parques, pessoas próximas e, se ficarmos atentos, em nós mesmos.
A Exposição 10% trouxe, pelas lentes do fotógrafo Gustavo Lacerda, a realidade vivida por aproximadamente vinte milhões de brasileiros que sentem na pele as dores nem sempre físicas da dermatite atópica, e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar o público sobre uma doença tão comum quanto as dificuldades de quem convive com ela.
Nasceu em Belo Horizonte, em 1970. Filho de cirurgião e interessado pelo ser humano, chegou a vislumbrar a Psiquiatria, mas a paixão pelo cinema o levou para a área de Humanas e, na faculdade de jornalismo, descobriu a Fotografia.
Desde 2000 vive em São Paulo e, nos últimos dez anos, seu trabalho tem sido exposto em bienais e festivais de fotografia pelo mundo. Tem obras em diversas instituições e coleções de arte contemporânea, como a Coleção Pirelli/MASP, no Museu de Arte de São Paulo.
Albinos, sua série mais conhecida, que retrata com uma sutileza ímpar pessoas que sentem na pele o orgulho e a beleza, o preconceito e a invisibilidade, de quem convive com o albinismo, foi lançada em livro em 2013 e, desde então, já foi exposta em países como EUA, Alemanha, França, Itália, Espanha, Bélgica, Coreia, Singapura e Uzbequistão.
Sobre o ensaio para a exposição 10%, o fotógrafo afirma que "foi um privilégio me aproximar dos personagens e conquistar a confiança deles; trouxe verdade ao trabalho e o que me atrai na fotografia é essa capacidade de construir uma intimidade verdadeira e perceber, através do olhar, que o que por vezes nos incomoda, também faz parte da nossa humanidade e, até, reafirma a nossa beleza.”
Ruenger, TM. Dermatite atópica (Eczema). Manual MSD, 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-da-pele/coceira-e-dermatite/dermatite-at%C3%B3pica-eczema. Acessado em 19/09/2022.
PP-UNP-BRA-0662