Novos episódios do canal de podcasts Eu [email protected] trazem reflexões sobre a vida e a carreira dos médicos

Os primeiros programas desta iniciativa inédita da Pfizer apresentam temas relacionados ao direito médico, à prevenção e ao tratamento do burnout e ao empreendedorismo, assim como contam histórias de quem convive com profissionais da saúde

Mesmo com o aumento das tarefas administrativas e as cargas horárias excessivas, os médicos se sacrificam pelo bem-estar da população. Mas, por trás de cada profissional, há um ser humano, que exige atenção e cuidados com a saúde física e mental. Com a proposta de discutir, de maneira descontraída, temas relevantes sobre a vida e a carreira médica, assim como oferecer dicas para situações desafiadoras da profissão, a Pfizer acaba de lançar o canal de podcasts Eu [email protected], uma iniciativa inédita, direcionada, especialmente, para os profissionais da saúde. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE Conecta, no último ano, os podcasts tiveram um crescimento de 67% no País1. Quatro em cada dez brasileiros já ouviram algum programa neste formato e mais da metade dos entrevistados escutam episódios mensalmente1.

A primeira temporada do canal Eu [email protected] conta com 11 episódios, sendo que quatro já estão disponíveis no Spotify. No programa de estreia, o psiquiatra Henrique Bottura, diretor clínico do Instituto de Psiquiatria Paulista, fala sobre a importância da prevenção e do tratamento do burnout, distúrbio emocional resultante de situações de trabalho desgastantes que foi incluído na 11ª revisão da classificação internacional das doenças (CID 11) como um fenômeno ocupacional. 

No segundo episódio, o cirurgião geral Fernando Fernandes conta suas experiências de empreendedorismo e dá sugestões de maneiras diferenciadas para atender aos pacientes. No terceiro programa, quatro advogados debatem sobre direito médico, erro médico e responsabilidade sobre a vida das pessoas.

O mais recente episódio aborda a relação familiar dos profissionais da saúde. Nele, o hematologista Guilherme Perini conta como seu pai e irmãos médicos o inspiraram a seguir essa carreira e Regina Malzoni, esposa do oftalmologista Eduardo Cunha, revela como é conciliar o trabalho com o marido e a rotina em família.

Os próximos episódios do Eu [email protected] vão debater outros assuntos relevantes, como humanização, futuro da medicina e médico como influenciador digital. Para acompanhar o programa, basta acessar o Spotify ou o site eu-doutor.simplecast.com.

 

Referência: 

1. Ibope Conecta, 2019. Disponível em: http://ibopeconecta.com/1-3-dos-internautas-brasileiros-nao-sabem-o-que-e-podcast/. Acesso em 25 mar 2020.