Tatá Werneck vai ajudar a tirar dúvidas sobre saúde infantil e vacinação em live no Instagram

A iniciativa faz parte da campanha Mais que um Palpite, que traz respostas seguras para os dilemas nos cuidados com a saúde dos filhos e discute a importância da vacinação durante a pandemia

Em tempos de fake news e de mitos espalhados pela web, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Pfizer realizam a campanha #MAISQUEUMPALPITE, para proteger as famílias brasileiras com informações confiáveis sobre saúde infantil. Os atores Tatá Werneck e Rafael Vitti, pais de Clara Maria, 10 meses, aderiram à causa e realizarão uma live no próximo sábado, 29 de agosto, que vai ser transmitida pelo Instagram da atriz (@tatawerneck), às 20h. 

Durante a pandemia da covid-19, a importância da vacinação tem chamado a atenção das pessoas em todo o mundo. Afinal, as vacinas são responsáveis por proteger quem as recebe e também a sociedade, prevenindo o contágio de doenças infectocontagiosas. Em consequência da vacinação em larga escala, muitas doenças que eram comuns no Brasil deixaram de ser um problema de saúde pública, como poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche.

No entanto, de acordo com a pesquisa Vacinação no Brasil: a percepção do brasileiro sobre a importância da imunização nos dias atuais, realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Pfizer, em julho de 2020, 13% dos entrevistados acompanham somente a carteirinha dos filhos e 17% nunca verificam, não têm, não sabem se têm ou onde está o documento. Em relação às crianças, que são mais vulneráveis às infecções, a situação é ainda mais preocupante: 33% dos pais atrasaram as imunizações dos filhos por conta da pandemia ou não sabem como está a situação da vacinação.

Conteúdo de qualidade com leveza

Tatá e Rafa conversarão sobre saúde infantil e prevenção de doenças por meio da vacinação com Renato Kfouri, médico pediatra, infectologista e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A live também contará com a divertida presença do Palpitinho, mascote da iniciativa. Criado especialmente para a campanha, o personagem representa todos os palpiteiros que habitam o dia a dia dos pais, colecionando comentários impróprios sobre os diferentes assuntos ligados ao desenvolvimento e à saúde infantil.  

“A campanha #MAISQUEUMPALPITE tem a missão de levar às famílias informações de qualidade sobre saúde infantil e, dessa forma, ajudar no combate às fake news. Especialmente, nesse momento de pandemia, estamos enfrentando uma queda muito preocupante na cobertura vacinal. O fato é que com o relaxamento das medidas de isolamento e futura retomada das atividades do dia a dia corremos o risco do retorno de doenças que eram consideradas erradicadas no país, como aconteceu com o sarampo. O apoio de influenciadores é muito importante para ajudar a levar a mensagem da importância da vacinação a mais pessoas”, afirma o pediatra Renato Kfouri. 

Campanha Mais Que Um Palpite

Quando nasce uma mãe ou um pai, nasce junto uma legião de palpiteiros. Chupeta, sim ou não? Se ficar no sereno, vai pegar pneumonia? Leite é tudo igual? Agasalha essa criança! Opa, está chorando de calor... Nossa! Pode ser a vizinha, um parente ou até mesmo um desconhecido: parece que todo mundo tem um conselho “infalível” para o filho da gente, não é mesmo? Mas, quando o assunto é saúde infantil, nada melhor do que ouvir a voz de quem mais entende de criança: o pediatra.

Por isso, chega de opinião sem fundamento. Afinal, desde o primeiro dia do bebê, o instinto fala mais alto. E tudo o que os pais mais querem é proteger aquele serzinho: das doenças, da dor, dos acidentes domésticos, das adversidades, da solidão. E isto significa tomar decisões. Escolher o modelo mais seguro de cadeirinha de passeio, descobrir todas as opções de vacinação para as crianças, optar pela alimentação mais equilibrada, adaptar a casa para o bem-estar dos pequenos, oferecer segurança emocional. 

A campanha é uma importante fonte de informações seguras e fundamentadas cientificamente e veicula, por meio do site www.maisqueumpalpite.com.br e de seus canais nas redes sociais, vídeos e posts com informações atualizadas e com fundamentação científica sobre diversos temas relacionados à proteção e ao desenvolvimento infantil: alimentação, amamentação, sono, imunidade, prevenção de doenças e vacinação, entre outros. 

Serviço

Quando: Sábado, 29 de agosto, 20h
Onde: 

Facebook:
Mais que Um Palpite: facebook.com/maisqueumpalpite
Sociedade Brasileira de Pediatria: facebook.com/SBPediatria

Instagram:
Mais Que um Palpite: @maisqueumpalpite
Sociedade Brasileira de Pediatria: @sociedadebrasileiradepediatria
Tatá Werneck: @tatawerneck