Institucional

Cientista concentrada, trabalhando em laboratório e demonstrando comprometimento com a saude

Inovação e comprometimento da Pfizer com a saúde

Presente no Brasil desde 1952, companhia investe na descoberta de tratamentos inovadores para necessidades médicas ainda não atendidas.

Inovação sempre fez parte da atuação da Pfizer para proporcionar saúde e bem-estar às pessoas em todas as etapas da vida. Desde 1849, a Pfizer trabalha para avançar na prevenção e em tratamentos cada vez mais seguros, eficazes e de qualidade.

 

O comprometimento da Pfizer com a saúde no Brasil

A história da Pfizer no Brasil vem de longa data. A companhia está presente no país há mais 65 anos, possui 1.600 funcionários e mantém sua sede na cidade de São Paulo, além de possuir uma fábrica localizadas em Itapevi.

Hoje, a Pfizer está presente em 125 mercados ao redor do globo é a mais completa e diversificada do setor farmacêutico, oferecendo mais de 145 opções terapêuticas para uma variedade de doenças, com um portfólio que engloba desde vacinas para bebês e idosos até medicamentos para doenças complexas, como câncer, tabagismo, artrite reumatoide, infecção hospitalar, Alzheimer entre outras.

 

A Pfizer e o compromisso com a saúde mundial

O Brasil conquistou avanços importantes nos negócios globais da companhia. Além de se tornar o maior mercado para a Pfizer na América Latina, o País participa cada vez mais na descoberta de terapias inovadoras. A começar pelo número de moléculas, 18 no total, para o tratamento de diversas doenças que estão sendo avaliadas em 27 estudos clínicos, envolvendo mais de 3.565 pacientes. Trabalho que envolve parcerias com universidades, empresas e laboratórios nacionais.

Por trás destes números abrangentes há muito trabalho na busca pelo melhor para a saúde de cada indivíduo em todo o mundo. A começar pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos medicamentos que chegam a US$ 8,6 bilhões globalmente.

Todo esse esforço tem como foco oferecer às pessoas a oportunidade de envelhecer bem e viver por mais tempo, sempre com qualidade de vida. Além disso, há também a preocupação de que os medicamentos estejam cada vez mais ao alcance da população. 

 

O paciente em primeiro lugar

Os pacientes estão sempre em primeiro lugar em tudo o que a Pfizer faz. E a empresa se orgulha muito de em 2020 ter impactado no mundo:

  • 86 milhões de pessoas com nossas vacinas
  • 80 milhões de pessoas com tratamentos para dor
  • 58 milhões de pessoas com doenças cardiovasculares e metabólicas
  • 28 milhões de pessoas tratadas com anti-infectivos 
  • 4,4 milhões de pessoas com terapias contra o câncer
  • 2,5 milhões de pessoas com tratamentos para o tabagismo
  • 1 milhão de pessoas tratadas contra doenças inflamatórias
  • 12.400 pessoas com doenças raras

 

Contribuindo com a Sociedade

A Pfizer participa de campanhas em parceria com diferentes sociedades médicas na defesa de causas alinhadas com a missão e os valores da companhia, sempre com o intuito de contribuir para a educação em saúde junto à sociedade. 

Entre esses projetos, um dos destaques é o Coletivo Pink - Por um Outubro Além do Rosa, uma campanha premiada que nasceu em 2018 com a proposta de trazer um olhar inovador para o câncer de mama a partir da escuta ativa dos diferentes atores que participam desse cenário: pacientes, familiares e sociedade. 

Na mesma frente, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, em 2020 a Pfizer lançou a campanha Mamografia no SUS 40+, que tem como objetivo sensibilizar os deputados federais para aprovação do Projeto de Lei 679/2019, que assegura a realização da mamografia preventiva pelo SUS a partir dos 40 anos – hoje restrita a mulheres com entre 50 e 69 anos. 

A companhia também é parceira da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na campanha #MAISQUEUMPALPITE, que tem o objetivo de disseminar informações seguras sobre a saúde infantil e combater as fake news. A iniciativa já ganhou a adesão de vários influenciadores digitais com amplo alcance nas redes sociais. Com mascote próprio, o boneco Palpitinho, a campanha conta com perfis no Facebook e no Instagram, além de site próprio. 

A Pfizer também está comprometida com a conscientização da população a respeito da depressão e sua relação com o suicídio e tem se empenhado na promoção de ações integradas para desmistificar esse tema durante o Setembro Amarelo, ao lado do Centro de Valorização da Vida (CVV) e de associações de pacientes desse segmento. Nos últimos anos, a campanha Na Direção da Vida - Depressão Sem Tabu contou com ações durante o Campeonato Brasileiro de Futebol e com intervenções urbanas em São Paulo e Fortaleza, que ajudaram a romper o silêncio em torno do assunto.   

E para chamar a atenção sobre a temática da Resistência Bacteriana, a Pfizer tem realizado ações sobre a importância da lavagem correta das mãos e do uso racional de antibióticos, com a campanha “Todo mundo contra as bactérias resistentes”. Especialistas são convidados todos os anos a participarem de lives educativas e da elaboração de materiais de conscientização sobre o assunto.

O forte trabalho de conscientização da companhia também se destaca no segmento de Doenças Raras. Desde 2016, a Pfizer promove a campanha Pausa na PAF, que foi lançada em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) como forma de aumentar o conhecimento da população a respeito de uma doença pouco conhecida no Brasil e de forte impacto para os pacientes: a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF). Ao longo dos anos, diferentes ações chamaram a atenção para a causa e também para as amiloidoses. Em 2020, a campanha ganhou um novo nome “Pausa pra Vida” e, com o apoio de associações de pacientes, sociedades médicas e artistas, vem mostrando as dificuldades e a superação de pacientes que convivem com doenças raras. 

Em 2020, a novidade fica por conta do lançamento da campanha inédita CRIE + Proteção, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Com o objetivo de promover e desmistificar o serviço oferecido pelas unidades dos CRIE, bem como estimular uma rede de proteção em torno daqueles que mais precisam da prevenção, a campanha conta com diferentes iniciativas, entre elas uma série digital e uma ação inédita aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

 

Responsabilidade Social

A Pfizer reforça sua missão e seus valores trabalhando para fazer a diferença nas vidas das pessoas. Com uma atuação ética e responsável com todos os públicos, a companhia estimula ações que transformem socialmente as comunidades onde está presente. Em todo o mundo, são mantidas parcerias com organizações para apoiar projetos que conscientizem as várias camadas da sociedade sobre aspectos ligados à saúde, desenvolvimento social e educação. No Brasil, a empresa apoia quatro iniciativas: “Expedicionários da Saúde”, “Se Cuida, Zezinho!”, “Programa de Inclusão Digital Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo” e “Projeto Tear”.

Paralelamente, promove o “Programa Pfizer de Educação Ambiental” em Itapevi, na Grande São Paulo, onde sua fábrica está localizada. Aplicado em Guarulhos por mais de 15 anos, já conscientizou mais de 110 mil crianças sobre a importância das questões ambientais. A companhia mantém, ainda, o “Programa Voluntários Pfizer”, que incentiva funcionários de seus escritórios e fábricas a participar de programações sociais diversas, dedicando parte de seu tempo e talento em benefício do próximo. 

 

Informações institucionais da Pfizer

A história da companhia começou em 1849, em Nova York, quando os primos e imigrantes alemães Charles Pfizer e Charles Erhart iniciaram a produção de insumos para o preparo de medicamentos. A projeção mundial veio quando a dupla viabilizou a produção da penicilina em larga escala.

 

Pfizer em fatos e números

Estrutura no Brasil
  • 1,6 mil funcionários
Estrutura no Mundo
  • Mais de 78 mil funcionários no mundo, distribuídos em 125 países
Fábrica no Brasil
  • Itapevi
Fábricas no mundo
  • 43 unidades industriais
Faturamento
  • R$ 4,6 bilhões (2020) no Brasil
  • US$ 41,9 bilhões (2020) no mundo
Pesquisa e Desenvolvimento
  • Investimento de US$ 8,6 bilhões ao ano globalmente
Principais segmentos de atuação
  • Vacinas, Oncologia, Doenças Raras, Hospitalar (com antibióticos e medicamentos inovadores que ajudam a combater a resistência bacteriana), Inflamação e Imunologia (que engloba Doenças Reumáticas e Artrite Reumatoide) e Medicina Interna (Cardiologia, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Oftalmologia).
Principais marcas e produtos
  • Enbrel, Xeljanz, Ibrance, Meronem, Precedex, Prevenar, Pristiq, Sutent, Tygacil, Vfend, Vyndaqel, Xalkori, Meronem, Tazocin, Rapamune, Genotropin, Nimenrix, Bavencio, Besponsa, Torgena, e Zyvox, entre outros (a linha de produtos de prescrição tem mais de 100 medicamentos).

 

PP-PFE-BRA-3770