Institucional

Cientista concentrada, trabalhando em laboratório e demonstrando comprometimento com a saude

Inovação e comprometimento da Pfizer com a saúde

Presente no Brasil desde 1952, companhia investe na descoberta de tratamentos inovadores para necessidades médicas ainda não atendidas.

Inovação sempre fez parte da atuação da Pfizer para proporcionar saúde e bem-estar às pessoas em todas as etapas da vida. Desde 1849, a Pfizer trabalha para avançar na prevenção e em tratamentos cada vez mais seguros, eficazes e de qualidade.

 

O comprometimento da Pfizer com a saúde no Brasil

A história da Pfizer no Brasil vem de longa data. A companhia está presente no país há mais 65 anos, possui 1.600 funcionários e mantém sua sede na cidade de São Paulo, além de possuir uma fábrica localizadas em Itapevi.

Hoje, a Pfizer está presente em 125 mercados ao redor do globo é a mais completa e diversificada do setor farmacêutico, oferecendo mais de 150 opções terapêuticas para uma variedade de doenças, com um portfólio que engloba desde vacinas para bebês e idosos até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo, artrite reumatóide, infecção hospitalar, Alzheimer entre outras.

 

A Pfizer e o compromisso com a saúde mundial

O Brasil conquistou avanços importantes nos negócios globais da companhia. Além de se tornar o maior mercado para a Pfizer na América Latina, o País participa cada vez mais na descoberta de terapias inovadoras. A começar pelo número de moléculas, 216 no total, para o tratamento de diversas doenças que estão sendo avaliadas em 33 estudos clínicos, envolvendo mais de 790 pacientes. Trabalho que envolve parcerias com universidades, empresas e laboratórios nacionais.

Por trás destes números abrangentes há muito trabalho na busca pelo melhor para a saúde de cada indivíduo em todo o mundo. A começar pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos medicamentos que chegam a US$ 8 bilhões globalmente.

Todo esse esforço tem como foco oferecer às pessoas a oportunidade de envelhecer bem e viver por mais tempo, sempre com qualidade de vida. Além disso, há também a preocupação de que os medicamentos estejam cada vez mais ao alcance da população. 

 

Contribuindo com a Sociedade

A Pfizer participa de campanhas em parceria com diferentes sociedades médicas na defesa de causas alinhadas com a missão e os valores da companhia, sempre com o intuito de contribuir para a educação em saúde junto à sociedade. 

Entre esses projetos, um dos destaques é o Coletivo Pink - Por um Outubro Além do Rosa, uma campanha premiada que nasceu em 2018 com a proposta de trazer um olhar inovador para o câncer de mama a partir da escuta ativa dos diferentes atores que participam desse cenário: pacientes, familiares e sociedade. A mais recente edição do projeto foi realizada na Casa das Rosas, que recebeu oficinas ligadas à temática, debates com especialistas, serviços à população e um festival de artes, com atividades de teatro, cinema e música, além de uma exposição de fotos de 30 pacientes e seus depoimentos. 

A companhia também é parceira da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na campanha #MAISQUEUMPALPITE, que tem o objetivo de disseminar informações seguras sobre a saúde infantil e combater as fake news. A iniciativa já ganhou a adesão de vários influenciadores digitais com amplo alcance nas redes sociais. Com mascote próprio, o boneco Palpitinho, a campanha conta com perfis no Facebook e no Instagram, além de site próprio. 

A Pfizer também está comprometida com a conscientização da população a respeito da depressão e sua relação com o suicídio e tem se empenhado na promoção de ações integradas para desmistificar esse tema durante o Setembro Amarelo, ao lado do Centro de Valorização da Vida (CVV) e de associações de pacientes desse segmento.  Em 2019, a campanha Na Direção da Vida - Depressão Sem Tabu contou com ações durante o Campeonato Brasileiro de Futebol e com intervenções urbanas em São Paulo e Fortaleza, que ajudaram a romper o silêncio em torno do assunto. 

Já durante a Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos, de 18 a 22 de novembro, em parceria com o Instituto Latino-Americano da Sepse (ILAS) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), a Pfizer lançou uma iniciativa educativa, lúdica e interativa na Avenida Paulista, convidando a sociedade para combater, simbolicamente, as bactérias resistentes por meio de um game art gigante projetado na fachada de um prédio com mais de 40 metros de altura.  

O forte trabalho de conscientização da companhia também se destaca no segmento de Doenças Raras. Desde 2016, a Pfizer promove a campanha Pausa na PAF, que foi lançada em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) como forma de aumentar o conhecimento da população a respeito de uma doença pouco conhecida no Brasil e de forte impacto para os pacientes: a polineuropatia amiloidótica familiar (PAF). Ao longo dos anos, diferentes ações chamaram a atenção para a causa e, em 2019, os pacientes foram literalmente projetados perante a sociedade, por meio de rostos gigantes que tomaram conta das árvores do Parque Mário Covas, na Avenida Paulista.

Em 2020, a novidade fica por conta do lançamento da campanha inédita CRIE + Proteção, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Com o objetivo de promover e desmistificar o serviço oferecido pelas unidades dos CRIE, bem como estimular uma rede de proteção em torno daqueles que mais precisam da prevenção, a campanha vai contar com diferentes iniciativas, entre elas uma série digital e uma ação inédita aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

No campo institucional, desde 2015 a Pfizer promove a campanha Envelhecer Sem Vergonha, que propõe uma conversa franca e bem-humorada sobre um tema de extrema importância para o Brasil, em meio ao acelerado processo de envelhecimento experimentado pelo País.

 

Responsabilidade Social

A Pfizer reforça sua missão e seus valores trabalhando para fazer a diferença nas vidas das pessoas. Com uma atuação ética e responsável com todos os públicos, a companhia estimula ações que transformem socialmente as comunidades onde está presente. Em todo o mundo, são mantidas parcerias com organizações para apoiar projetos que conscientizem as várias camadas da sociedade sobre aspectos ligados à saúde, desenvolvimento social e educação. No Brasil, a empresa apoia quatro iniciativas: “Expedicionários da Saúde”, “Se Cuida, Zezinho!”, “Programa de Inclusão Digital Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo” e “Projeto Tear”.

Paralelamente, promove o “Programa Pfizer de Educação Ambiental” em Itapevi, na Grande São Paulo, onde sua fábrica está localizada. Aplicado em Guarulhos por mais de 15 anos, já conscientizou mais de 110 mil crianças sobre a importância das questões ambientais. A companhia mantém, ainda, o “Programa Voluntários Pfizer”, que incentiva funcionários de seus escritórios e fábricas a participar de programações sociais diversas, dedicando parte de seu tempo e talento em benefício do próximo. 

 

Informações institucionais da Pfizer

A história da companhia começou em 1849, em Nova York, quando os primos e imigrantes alemães Charles Pfizer e Charles Erhart iniciaram a produção de insumos para o preparo de medicamentos. A projeção mundial veio quando a dupla viabilizou a produção da penicilina em larga escala.

 

Pfizer em fatos e números

Estrutura no Brasil
  • 1,6 mil funcionários
Estrutura no Mundo
  • Mais de 90 mil funcionários no mundo, distribuídos em 125 países
Fábrica no Brasil
  • Itapevi
Fábricas no mundo
  • 58 unidades industriais
Faturamento
  • Mais de R$ 6 bilhões (2018) no Brasil
  • US$ 53,6 bilhões (2018) no mundo
Pesquisa e Desenvolvimento
  • Investimento de US$ 8 bilhões ao ano globalmente
Principais segmentos de atuação
  • Cardiologia, urologia, SNC, imunização, ginecologia, dor e inflamação, infectologia, oncologia, hospitalar, oftalmologia, entre outros.
Principais marcas e produtos
  • Enbrel, Xeljanz, Ibrance, Frontal, Lípitor, Lyrica, Meronem, Precedex, Prevenar, Pristiq, Sutent, Tygacil, Vfend, Vyndaqel, Xalkori, Meronem, Tazocin, Rapamune, Eliquis, Genotropin, Nimenrix, Xalatan, Bavencio, Besponsa, Torgena, Viagra e Zyvox, entre outros (a linha de produtos de prescrição tem mais de 100 medicamentos).

 

PP-PFE-BRA-2574