Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
HomeNotíciasÚltimas notíciasComo os diferentes tipos de câncer são originados?Como os diferentes tipos de câncer são originados?

15/02/2022

Existem mais de 200 diferentes doenças malignas chamadas de câncer, todas com uma característica em comum: o crescimento anormal de células, que podem atingir qualquer parte do corpo. Mas, os cânceres também podem ser classificados de acordo com o tipo de célula em que se iniciam. Continue a leitura e saiba quais são os cinco grupos principais da doença, como se desenvolvem e os exemplos mais conhecidos de cada um. 

Como o câncer se desenvolve? 

Todos os tecidos do nosso corpo – pele, órgãos, gordura, tendões, veias e artérias, etc. - são formados por células, que têm como ciclo normal crescer, se multiplicar e morrer. Algumas células têm características especiais, como os neurônios, que não se multiplicam, ou as da pele, que se dividem rapidamente e de forma contínua. 

O câncer ocorre quando as células continuam se multiplicando de forma anormal e incessável, ao invés de morrerem e completarem o ciclo natural. Essas células cancerosas continuam se dividindo e gerando outras, podendo se espalhar para várias partes do corpo, gerando problemas funcionais. Existem dois estágios principais de desenvolvimento do câncer:

Câncer não invasivo ou in situ - é o primeiro estágio de multiplicação das células cancerosas, quando elas estão limitadas à primeira camada do tecido de origem e ainda não acometeram todo o órgão e não se espalharam para os vasos sanguíneos e/ou linfáticos. É a fase em que grande parte dos tumores têm altas chances de cura.

Câncer invasivo - nesse estágio, as células cancerosas se multiplicaram para outras camadas do órgão ou atingiram os vasos sanguíneos e/ou linfáticos, tendo potencial para se espalhar para outras partes do corpo. Quando a doença acomete novos focos, acontece a metástase.

Tipos de câncer - por que as células cancerosas se formam?

Uma célula cancerosa se forma a partir de uma célula normal que sofreu mutações genéticas, no DNA. Então, as células passam a receber instruções erradas para se multiplicarem. Não se sabe exatamente a causa específica para essas mutações e cada tipo de câncer pode estar relacionado a um fator cancerígeno específico. Mas, existem diversos fatores de riscos comumente associados ao desenvolvimento do câncer e, em alguns casos, eles aparecem em conjunto: 

  • Fatores hereditários e genéticos;

  • Tabagismo;

  • Consumo excessivo de álcool;

  • Exposição a substâncias químicas pela atividade de trabalho;

  • Exposição exagerada à radiação solar;

  • Idade;

  • Doenças infecciosas.

Saiba mais sobre todos os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer

Quais os principais tipos de câncer de acordo com as células de origem?CARCINOMAS

Os carcinomas são cânceres que se originam a partir das células epiteliais, ou seja, dos tecidos que revestem órgãos ou da própria pele do corpo. Eles podem ser divididos em três principais tipos:

Adenocarcinomas - são os cânceres que se formam no tecido de glândulas. Alguns conhecidos são: 

Quais os principais tipos de câncer de acordo com as células de origem?

Carcinoma basocelular - é o tipo mais comum do câncer de pele, representando cerca de 65% dos casos Ele se origina nas camadas basais da epiderme (pele) e apresenta crescimento lento.

Carcinoma epidermoide - também conhecido como carcinoma de células escamosas, tem origem nas células epiteliais comuns. Alguns cânceres mais comuns desse tipo são:

SARCOMAS

Os sarcomas são cânceres que se originam nas células do tecido conjuntivo, que correspondem aos ossos, músculos, tecidos fibrosos, vasos sanguíneos, tendões, nervos, gordura e tecidos mais profundos da pele. Há aproximadamente 50 tipos de sarcomas, entre eles:

  • Osteossarcoma - geralmente afeta ossos longos, como fêmur, tíbia e úmero;

  • Rabdomiossarcoma - tem origem em células musculares e é o mais comum dos sarcomas de partes moles;

  • Tumor estromal gastrointestinal (GIST) - geralmente, afeta o estômago ou intestino delgado, mas pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal;

  • Angiossarcomas - têm origem nos vasos linfáticos e vasos sanguíneos.

LEUCEMIAS

A leucemia acontece quando as células cancerosas atingem as células sanguíneas da medula óssea, fazendo com que as células saudáveis não cumpram as funções adequadamente. Há 12 tipos de leucemias sendo que as quatro mais comuns são divididas de acordo com os glóbulos brancos afetados, que podem ser mieloides ou linfoides: 

  • Leucemia linfoide crônica;

  • Leucemia mieloide crônica;

  • Leucemia linfoide aguda;

  • Leucemia mieloide aguda.

MIELOMA

O mieloma é um tipo de câncer que também se origina na medula óssea, porém em um tipo de célula específico chamado plasmócito, que é responsável pela produção de anticorpos que combatem infecções do corpo. As células cancerosas atrapalham a produção de outras células saudáveis do sangue e, como consequência, o paciente fica sujeito a doenças infecciosas e anemia.  

LINFOMAS

Os linfomas se originam a partir dos linfócitos e seus componentes que fazem parte do sistema linfático, responsável por transportar os líquidos dos tecidos até os vasos sanguíneos. A doença se divide em dois grupos principais:

Linfomas de Hodgkin - nesses tipos de câncer, as células malignas se tornam muito diferentes das normais.

Linfomas não Hodgkin - as células cancerosas preservam algumas das características originais. 



Continue aprendendo mais sobre o assunto no Portal de Saúde e Bem-estar da Pfizer, o Cuidamos Juntos: https://www.cuidamosjuntos.com.br/saude/cuidados-com-cancer/

Referências 

PP-UNP-BRA-0003

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.