Fale ConoscoInvestorsCareersMediaScienceContact Us
Câncer de GIST (Tumor Estromal Gastrointestinal)HomeSua SaúdeOncologiaCâncer de GIST (Tumor Estromal Gastrointestinal)

O tumor estromal gastrointestinal, ou GIST, é um tipo raro de tumor do trato gastrointestinal, parte do sistema digestivo. Corresponde a 1% de todos os tumores do trato gastrointestinal. Podem ocorrer em qualquer idade, porém são raros antes do 40 anos e mais comuns após os 60 anos de idade. No Brasil, são três a cinco mil casos novos por ano. Conheça mais sobre a doença.

O que é o GIST

O GIST é um tumor mesenquimal, isso é, que tem origem em um tecido conjuntivo. A maioria dos tumores é benigna, embora alguns, a depender do tamanho e de sua capacidade de multiplicação, possam ser mais agressivos.

Geralmente, o tumor estromal gastrointestinal cresce a partir de células específicas localizadas na parede do trato gastrointestinal, chamadas células intersticiais de Cajal. Essas células servem como um marca-passo do sistema digestivo, enviando ordens para que os músculos se contraiam para movimentar alimentos e líquidos, auxiliando nos processos de digestão.

Com base na aparência que têm sob o microscópio, as células do GIST podem ser classificadas em três tipos: fusiforme, epitelioide ou mista (fusiforme e epitelioide).  O GIST pode acometer qualquer região do trato gastrointestinal, porém algumas localizações são mais comuns:

  • Estômago - corresponde a 50 a 60% dos casos;

  • Intestino delgado - representa 30% a 40% dos casos;

  • Outros locais do sistema digestivo - uma pequena porcentagem se desenvolve em outras regiões, como esôfago, colón e reto.

Do ponto de vista de capacidade de disseminação, a maior parte dos tumores GIST é delimitada ao local de origem. Porém a depender do tipo de tumor e do tamanho, o acometimento de outros órgãos pode ocorrer, tornando-se metastático.

Sintomas do GIST

A dificuldade em diagnosticar o tumor estromal gastrointestinal (GIST) está no fato de que, frequentemente, não apresenta sintomas. Em alguns casos, pode ocorrer:

  • Vômito ou evacução com sangue;

  • Dor abdominal;

  • Dificuldade em engolir ou de digestão;

  • Anemia.

Causas do GIST

A maioria dos GISTs não tem causa definida, porém algumas condições  genéticas, de herança famliar, estão relacionadas ao desenvolvimento desse tipo de tumor. A mutação de certos genes, especialmente o c-KIT (receptor da proteína tirosina-quinase), é uma das causas atribuídas ao desenvolvimento do GIST. A mutação nesse receptor, encontrado na superfície das células, faz com que um sinal seja enviado para as células que passam a se multiplicar de forma anômala e descontrolada, formando o tumor.

As células do tumor GIST costumam viver mais tempo do que as células saudáveis. Assim, quanto maior o tempo de crescimento e o tamanho do tumor, maiores as chances de malignização da lesão, e de mestástases.

Diagnóstico do GIST

Muitas vezes, o GIST é descoberto por acaso, em exames de rotina ou cirurgias por outros motivos. Mas, a depender de algum sintoma, um exame médico cuidadoso e exames mais específicos podem ajudar no diagnóstico. Exames de imagem como o ultrassom, a tomografia, ou mesmo a endoscopia podem mostrar a localização, o tamanho do tumor, incluindo algum possível comprometimento do órgão onde ele se localiza.

Na suspeita diagnóstica feita pelo exame de imagem, a biopsia, método que analisa o tumor quanto a sua composição e características de tecido, auxilia na confirmação do diagnóstico.

Tratamento do GIST

A cirurgia é a principal abordagem para o tratamento do tumor estromal gastrointestinal, na maioria das vezes com bons resultados. Porém, quando o tumor não pode ser removido cirurgicamente devido ao tamanho ou disseminação para outras partes do corpo (metástases), o tratamento pode ser feito com medicamentos.

Cada tipo de GIST pode ter tamanhos, características e respostas diferentes ao tratamento, por isso o acompanhamento com profissional de saúde qualificado é fundamental.

Informação: Você sabia que a Pfizer possui um programa de suporte para pacientes? Descubra mais informações sobre o programa e seus benefícios e dicas para uma melhor qualidade de vida. Acesse: https://www.muitobemvindo.com.br/

Referências
Covid-19 - CoronavírusCovid-19 - Principais Perguntas & Respostas Sobre Vacina Pfizer e BioNTechEnvelhecer Sem VergonhaPor Dentro Dos HospitaisBiossimilaresMedicamentos BiológicosMedicamentos BiossimilaresCrescimento InfantilSíndrome de TurnerBebê Pequeno Para Idade GestacionalSíndrome de Prader-williBaixa Estatura IdiopáticaDeficiência do Hormônio do CrescimentoDoenças RarasAcromegaliaAmiloidose CardíacaAmiloidoseDistrofia Muscular de DuchenneLinfangioleiomiomatose Pulmonar (LAM)Terapia GênicaDistúrbios do CrescimentoHemofiliaPolineuropatia Amiloidótica FamiliarDor e InflamaçãoArtrite PsoriásicaRetocolite UlcerativaArtrite ReumatoideDor NeuropáticaFibromialgiaPsoríaseGlaucomaHipertensão PulmonarOncologiaCâncer de GISTCâncer de BexigaCâncer de Cabeça e PescoçoCâncer de Colo de ÚteroCâncer de Colon e RetoCâncer de EstômagoCâncer de EsôfagoCâncer de MamaCâncer de Mama MetastáticoCâncer de PeleCâncer de PróstataCâncer de PulmãoCâncer de RimCâncer Nos Olhos (Retinoblastoma)LeucemiaLeucemia Mieloide AgudaLeucemia Mieloide CrônicaMelanoma MetastáticoSaúde da MulherDismenorréia Ou Cólica MenstrualMétodos Contraceptivos HormonaisTerapia de Reposição HormonalSaúde do HomemHPB – Hiperplasia Prostática BenignaTransplante RenalSeu CoraçãoAnginaColesterolDislipidemiasFibrilação AtrialGuia Alimentar Para a Saúde do Seu CoraçãoHipertensão ArterialTromboembolismo Venoso (TEV)Trombose ArterialSistema Nervoso CentralAlzheimerTranstorno BipolarDepressãoEsquizofreniaSíndrome Pré-menstrual (SPM) / Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM)Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Transtorno de Estresse Pós-traumático (TSPT)Transtorno do PânicoTranstorno Obsessivo Compulsivo (TOC)TabagismoVacinaçãoApp Minhas VacinasCentros de Referência Para Imunobiológicos EspeciaisDia Mundial de Combate à PneumoniaGripe X PneumoniaPessoas do Grupo de RiscoSaiba Tudo Sobre VacinasVacinação No BebêDoenças PneumocócicasMeningiteMeningite MeningocócicaPneumoniaTodos Precisam da Vacinação

PP-PFE-BRA-1845

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.