Fale ConoscoFale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap
Hipertensão ArterialHomeSua SaúdeSeu CoraçãoHipertensão Arterial

A pressão alta, ou hipertensão arterial, afeta cerca de 38,1 milhões de brasileiros acima dos 18 anos. A doença é causada quando a força do sangue contra as artérias (vasos sanguíneos) é muito alta e dificulta a circulação. Raramente apresenta sinais ou sintomas de alerta, mas pode tornar-se uma inimiga caso não seja regularmente medida e tratada. Continue a leitura e entenda mais sobre os fatores de risco e os tratamentos para hipertensão. 

Fatores de risco para hipertensão

Na maioria dos casos, não se sabe exatamente como a pressão arterial se desequilibra. Mas alguns fatores de risco para hipertensão podem fazer com que a doença se desenvolva, tais como:

Fatores de risco não controláveis
  • Idade - homens acima dos 55 anos e mulheres acima dos 65 têm mais chances de desenvolver pressão alta;

  • Genética - se você tem algum parente próximo que tenha pressão alta, suas chances de desenvolver a doença são maiores.

Fatores de risco controláveis
  • Excesso de peso - o sobrepeso dificulta a circulação do sangue, o que pode aumentar a pressão nos vasos;

  • Excesso de sal - o sódio retém água no organismo, o que pode obstruir os vasos sanguíneos;

  • Sedentarismo - não praticar exercícios físicos aumenta as chances de desenvolver a hipertensão;

  • Tabagismo - substâncias tóxicas presentes no cigarro contraem os vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial;

  • Consumo de álcool - além de ser muito calórico, o álcool aumenta a pressão arterial no organismo;

  • Estresse - passar por muitas situações de estresse no dia a dia pode ser um fator de risco para a pressão alta.

Ter um ou mais dos fatores de risco para hipertensão não significa que você tem a doença. Meça a pressão arterial a cada três anos se você está entre 19 e 64 anos e anualmente para idade igual ou superior a 65 anos. 

Complicações da hipertensão

Apesar de ser uma doença silenciosa, ou seja, não apresentar sintomas, a pressão alta pode ser um fator de risco para diversas doenças. Se não for controlada, pode sobrecarregar o coração e também acelerar o processo de obstrução arterial, conhecido como aterosclerose. As complicações da hipertensão podem ser as seguintes: 

  • Ataque cardíaco;

  • Acidente vascular cerebral;

  • Insuficiência cardíaca;

  • Insuficiência renal.

Todas as pessoas devem conhecer o nível de sua pressão arterial com a supervisão de um profissional de saúde. 

Tratamentos para hipertensão

O tratamento para hipertensão pode ser feito com o uso de medicamentos. Entretanto, eles não curam a hipertensão. Para a maioria das pessoas, o tratamento precisa ser contínuo, por toda a vida. Por isso, tome sua medicação regularmente, mesmo que você esteja se sentindo bem. Nunca se automedique. 

Existem alguns hábitos recomendados para quem tem o problema e que também ajudam a prevenir a pressão alta, veja quais são:

  • Reduza o sal - consuma até cinco gramas de sal por dia (uma colher de chá rasa). Prefira alimentos frescos e feitos em casa, já que os industrializados têm alto teor de sal.

  • Pratique exercícios físicos - faça, no mínimo, 30 minutos de exercício físico moderado (como a caminhada), cinco dias por semana;

  • Limite o consumo álcool - o consumo diário de álcool deve ser limitado a uma dose para mulheres e a duas doses para os homens. Uma dose equivale a uma lata de cerveja (330ml) ou uma taça de vinho (100ml);

  • Não fume - o cigarro não causa pressão alta, mas agrava o quadro, aumentando a ocorrência de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. 

Referências
Covid-19 - CoronavírusCovid-19 - Principais Perguntas & Respostas Sobre Vacina Pfizer e BioNTechEnvelhecer Sem VergonhaPor Dentro Dos HospitaisBiossimilaresMedicamentos BiológicosMedicamentos BiossimilaresCrescimento InfantilSíndrome de TurnerBebê Pequeno Para Idade GestacionalSíndrome de Prader-williBaixa Estatura IdiopáticaDeficiência do Hormônio do CrescimentoDoenças RarasAcromegaliaAmiloidose CardíacaAmiloidoseDistrofia Muscular de DuchenneLinfangioleiomiomatose Pulmonar (LAM)Terapia GênicaDistúrbios do CrescimentoHemofiliaPolineuropatia Amiloidótica FamiliarDor e InflamaçãoArtrite PsoriásicaRetocolite UlcerativaArtrite ReumatoideDor NeuropáticaFibromialgiaPsoríaseGlaucomaHipertensão PulmonarOncologiaCâncer de GISTCâncer de BexigaCâncer de Cabeça e PescoçoCâncer de Colo de ÚteroCâncer de Colon e RetoCâncer de EstômagoCâncer de EsôfagoCâncer de MamaCâncer de Mama MetastáticoCâncer de PeleCâncer de PróstataCâncer de PulmãoCâncer de RimCâncer Nos Olhos (Retinoblastoma)LeucemiaLeucemia Mieloide AgudaLeucemia Mieloide CrônicaMelanoma MetastáticoSaúde da MulherDismenorréia Ou Cólica MenstrualMétodos Contraceptivos HormonaisTerapia de Reposição HormonalSaúde do HomemHPB – Hiperplasia Prostática BenignaTransplante RenalSeu CoraçãoAnginaColesterolDislipidemiasFibrilação AtrialGuia Alimentar Para a Saúde do Seu CoraçãoHipertensão ArterialTromboembolismo Venoso (TEV)Trombose ArterialSistema Nervoso CentralAlzheimerTranstorno BipolarDepressãoEsquizofreniaSíndrome Pré-menstrual (SPM) / Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM)Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Transtorno de Estresse Pós-traumático (TSPT)Transtorno do PânicoTranstorno Obsessivo Compulsivo (TOC)TabagismoVacinaçãoApp Minhas VacinasCentros de Referência Para Imunobiológicos EspeciaisDia Mundial de Combate à PneumoniaGripe X PneumoniaPessoas do Grupo de RiscoSaiba Tudo Sobre VacinasVacinação No BebêDoenças PneumocócicasMeningiteMeningite MeningocócicaPneumoniaTodos Precisam da Vacinação

Conteúdo relacionado

Dicas para hipertensosSe você tem pressão alta...

PP-PFE-BRA-3630

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.