Fale ConoscoFale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap
Dismenorréia ou Cólica MenstrualHomeSua SaúdeSaúde da MulherDismenorréia ou Cólica Menstrual

A dismenorreia, popularmente conhecida como cólica menstrual, é um sintoma que não afeta todo o público feminino. Estima-se que cerca de 50 a 90% das mulheres em idade fértil sofram com essas dores durante a menstruação. Em alguns casos, as cólicas podem ser tão fortes que as mulheres não conseguem fazer qualquer coisa no dia, podendo levar a faltas no trabalho e na escola.

O que causa a dismenorreia? 

A dismenorreia não tem uma causa específica, mas as cólicas menstruais são muito associadas ao aumento dos níveis de prostaglandinas. Essa substância é um sinal químico das células,responsável por processos do corpo como o fluxo de sangue, inflamação e formação de coágulos.

  • Dismenorreia primária - os níveis mais altos de prostaglandinas desencadeiam as contrações uterinas, responsáveis pela chamada dismenorreia primária;

  • Dismenorreia secundária - sempre é causada por outro fator, como inflamações na região pélvica, tumores nessa região, miomas, cistos e também o uso do DIU. 

As cólicas menstruais podem vir acompanhadas de outros sinais e sintomas?

As dores da dismenorreia costumam ser mais fortes no primeiro dia da menstruação. Frequentemente, as cólicas menstruais podem vir acompanhadas de outros sinais e sintomas, como:

  • Náuseas;

  • Vômito;

  • Dores de cabeça; 

  • Diarreia;

  • Tontura; 

O que fazer quando as cólicas menstruais aparecerem? 

Quando as cólicas menstruais aparecem mais fortes, fica muito difícil pensar em outras coisas. Porém, existem maneiras de diminuir a intensidade delas e conseguir passar pela menstruação de forma mais tranquila. Para lidar com a dismenorreia, você pode: 

Aplicar calor na região pélvica – seja com compressas de água quente ou uma bolsa térmica colocada no local da dor, utilizar o calor pode ajudar a aliviar as dores mais fortes desse período do mês. 

Não fumar – as fumantes e as ex-fumantes têm mais probabilidade de desenvolver dismenorreia do que as mulheres que não fumam.

Comer de forma mais saudável – consumir mais verduras e legumes em sua dieta, além de diminuir a quantidade de alimentos gordurosos que você come, pode ajudar a controlar e diminuir as dores. 

Começar a utilizar métodos contraceptivos – converse com seu ginecologista sobre qual pode ser o melhor método contraceptivo para você. Alguns deles podem ajudar a diminuir as cólicas menstruais. 

Conteúdos relacionados

Terapia de reposição hormonal
Conheça os métodos contraceptivos hormonais
Verão é época de redobrar atenção com candidíase: veja como se prevenir

Referências
Covid-19 - CoronavírusCovid-19 - Principais Perguntas & Respostas Sobre Vacina Pfizer e BioNTechEnvelhecer Sem VergonhaPor Dentro Dos HospitaisBiossimilaresMedicamentos BiológicosMedicamentos BiossimilaresCrescimento InfantilSíndrome de TurnerBebê Pequeno Para Idade GestacionalSíndrome de Prader-williBaixa Estatura IdiopáticaDeficiência do Hormônio do CrescimentoDoenças RarasAcromegaliaAmiloidose CardíacaAmiloidoseDistrofia Muscular de DuchenneLinfangioleiomiomatose Pulmonar (LAM)Terapia GênicaDistúrbios do CrescimentoHemofiliaPolineuropatia Amiloidótica FamiliarDor e InflamaçãoArtrite PsoriásicaRetocolite UlcerativaArtrite ReumatoideDor NeuropáticaFibromialgiaPsoríaseGlaucomaHipertensão PulmonarOncologiaCâncer de GISTCâncer de BexigaCâncer de Cabeça e PescoçoCâncer de Colo de ÚteroCâncer de Colon e RetoCâncer de EstômagoCâncer de EsôfagoCâncer de MamaCâncer de Mama MetastáticoCâncer de PeleCâncer de PróstataCâncer de PulmãoCâncer de RimCâncer Nos Olhos (Retinoblastoma)LeucemiaLeucemia Mieloide AgudaLeucemia Mieloide CrônicaMelanoma MetastáticoSaúde da MulherDismenorréia Ou Cólica MenstrualMétodos Contraceptivos HormonaisTerapia de Reposição HormonalSaúde do HomemHPB – Hiperplasia Prostática BenignaTransplante RenalSeu CoraçãoAnginaColesterolDislipidemiasFibrilação AtrialGuia Alimentar Para a Saúde do Seu CoraçãoHipertensão ArterialTromboembolismo Venoso (TEV)Trombose ArterialSistema Nervoso CentralAlzheimerTranstorno BipolarDepressãoEsquizofreniaSíndrome Pré-menstrual (SPM) / Transtorno Disfórico Pré-menstrual (TDPM)Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Transtorno de Estresse Pós-traumático (TSPT)Transtorno do PânicoTranstorno Obsessivo Compulsivo (TOC)TabagismoVacinaçãoApp Minhas VacinasCentros de Referência Para Imunobiológicos EspeciaisDia Mundial de Combate à PneumoniaGripe X PneumoniaPessoas do Grupo de RiscoSaiba Tudo Sobre VacinasVacinação No BebêDoenças PneumocócicasMeningiteMeningite MeningocócicaPneumoniaTodos Precisam da Vacinação

PP-UNP-BRA-4250

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2023 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 09h às 17h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.