A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo. .
O que é a HPB?
A hiperplasia prostática benigna é o tumor não-canceroso (benigno) mais comum no homem. Felizmente, existem tratamentos eficientes para este problema urinário, inclusive tratamentos não-cirúrgicos. É importante ressaltar que o homem que sofre de HPB não tem predisposição a desenvolver câncer de próstata. Por outro lado, é possível ter HPB e câncer de próstata ao mesmo tempo.
A HPB se desenvolve quando as células da próstata crescem, aumentando o tamanho da glândula. Este aumento acontece lenta e gradualmente. A maioria dos homens não sabe que tem hiperplasia prostática benigna até que a glândula tenha crescido o suficiente para causar sinais e sintomas.
A causa exata da hiperplasia prostática benigna não é conhecida, mas existem relações com as mudanças hormonais que o organismo do homem sofre ao ficar mais velho. A HPB é incomum em homens abaixo de 40 anos, mas aparece com frequência cada vez maior conforme a idade avança. É uma doença comum, que afeta cerca de 70% dos homens acima dos 70 anos.
A próstata é uma glândula que está localizada logo abaixo da bexiga no sistema reprodutivo masculino. Ela envolve uma parte da uretra, que é o canal que carrega a urina da bexiga, através do pênis, para fora. A principal função da próstata é adicionar fluídos ao sêmen, o líquido eliminado na ejaculação, mas o aumento dela pode bloquear a passagem da urina pela uretra, ao mesmo tempo que pressiona a bexiga e aumenta a vontade de urinar.
O primeiro sintoma de HPB que a maioria dos homens apresenta é a alteração do fluxo urinário. Uma razão para isto é que quando a próstata começa a aumentar, ela comprime a uretra, tornando-a mais estreita e fina e reduzindo o jato urinário. A HPB também pode causar alterações na parede muscular da bexiga.
Uma complicação frequente da hiperplasia prostática benigna é a infecção urinária, que pode acontecer quando não se consegue esvaziar completamente a bexiga e as bactérias podem crescer na urina residual.
Se a HPB não for tratada, também pode causar um dano sério ao sistema urinário do homem. A bexiga pode perder capacidade de contração, o que causa a incontinência urinária. Nos casos graves, até mesmo os rins podem ser afetados. A maioria destas complicações pode ser evitada com o diagnóstico precoce e com o tratamento adequado.
Conteúdos relacionados
Saúde masculina precisa de atenção
Câncer de próstata
Câncer de pulmão
- Câncer de próstata. Portal da Urologia, 27 de outubro de 2015. Disponível em: https://portaldaurologia.org.br/publico/doencas/cancer-de-prostata/. Acessado em: 13/01/2024.
- LIMA, H; LORENZETTI, F. Urologia fundamental: hiperplasia prostática benigna. São Paulo: Planmark Editora, 2010. P. 195-204. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/sites/default/files/2016/page/urologia_fundamental.pdf. Acessado em: 13/01/2024.
- Benign prostatic hyperplasia (BPH). Mayo Clinic, 21 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/benign-prostatic-hyperplasia/symptoms-causes/syc-20370087. Acessado em: 13/01/2024.
- Oncoguia, 14 de julho de 2023. Disponível em: https://www.oncoguia.org.br/conteudo/conheca-a-doenca-que-afeta-50-dos-homens-acima-de-50-anos/16437/7/. Acessado em: 13/01/2024.
PP-UNP-BRA-4249
PP-PFE-BRA-1877